Filme mostra a superação de quem convive com a cegueira

            Uma história que precisa ser contada e vista com outros olhos. Foram 28 dias de gravação, 30 horas de material bruto e quase uma hora de um enredo que supera o preconceito e todos os obstáculos. Cenas que mostram a volta por cima de um homem que perdeu a visão por completo aos 23 anos de idade. O acidente aconteceu durante uma caçada onde, sem querer, levou um tiro da espingarda de um amigo. Francisco de Assis Domingos, 49 anos, uma pessoa que tinha tudo para ser revoltada com as adversidades da vida, transforma dificuldade em oportunidade. Diferencial que será mostrado para toda a região através do filme Francisco de Assis, idealizado pelo cineasta urussanguense, Ivy Goulart.

O lançamento oficial do filme será realizado no dia 26 de maio, em Urussanga. A exibição vai acontecer às 19h, no Centro Comunitário. Em Cocal do Sul, o trabalho será apresentado nos dias 28 e 29 de maio em duas sessões por dia: uma às 19h e a outra às 21h, no Auditório do Instituto Maximiliano Gaidzinski, IMG. O ingresso será um quilo de alimento não perecível que deverá ser trocado na casa paroquial (Urussanga) e na secretaria de educação (Cocal). 

As gravações começaram em 2007. As cenas foram feitas em Santana, Cocal do Sul e no Costão da Serra, em Lauro Muller. Quase 20 pessoas atuaram no média-metragem, entre elas a participação dos dois filhos e o irmão do protagonista.

 “Tudo mudou em minha vida depois do acidente. Sai de uma pessoa que enxergava tudo e me tornei alguém perdido na escuridão. Foram três anos de depressão até que comecei a enxergar a vida com outros olhos. Fato que devo a minha esposa, Albertina Domingos que me incentivou dia após dia. Voltei a estudar, aprendi uma profissão, braile e a andar de bengala, por exemplo. Coisas que achava impossível de acontecer”, relembra.

Chico, como é conhecido carinhosamente, trabalha 16 horas por dia como massagista, transforma-se em músico nos finais de semana e, ainda, representa Cocal do Sul nas competições de bocha para cegos em todo o estado. Já gravou dois CDS sertanejos e ministra palestras de motivação há oito anos com a mulher. Ele se direciona pela audição, sente através do olfato e trabalha pelo tato.  “Eu perdi a visão, mas me transformei em um outro homem. Perdi a vergonha, sou um cego alegre e me sinto inteirado na sociedade, algo que parecia distante antes”, ressalta.

O protagonista está ansioso para estréia e brinca quando diz que não vai poder ver o filme. “São fases da minha história que eu vou procurar imaginar pelas cenas através da minha percepção aguçada, dos relatos e da imaginação”, afirma. A trajetória é uma lição de vida. “Acreditar é o caminho. As pessoas conseguem tudo o que querem e aprendi que todos nós temos essa força. É só explorar. Não é fácil, mas também não é impossível”, finaliza.

O cineasta, Ivy Goulart não contou com nenhuma verba do governo e os custos foram pagos por conta própria e com o apoio dos participantes. Ivy é formado em  Cinema e esse é o sétimo filme realizado. O trabalho “Francisco de Assis” foi editado em Nova Iorque, EUA. O lançamento conta com o apoio das prefeituras de Cocal do Sul e e Urussanga. 

Outras informações pelos telefones:

 

Chico: 9611-7475 ou 3447-0005

 

Nyglon: 9901-2530, Produção do filme