Cocal do Sul define sistema híbrido para retorno às aulas

A rede municipal deve iniciar as aulas no dia 17 de fevereiro

A Secretaria Municipal de Educação de Cocal do Sul já tem o calendário do ano letivo definido: dia 17 de fevereiro. Em virtude da pandemia, o município optou pela adoção do sistema híbrido para a retomada das aulas. Os alunos poderão ter atividades presenciais, de acordo com todos os protocolos previstos pela vigilância sanitária do município e também terão a opção de aulas remotas, com capacidade em sala de aula de até 50%.

Conforme a secretária municipal de Educação de Cocal do Sul, Raquel Romagna Quarezemin, o município vem realizando estudos de forma cautelosa sobre o retorno às aulas presenciais. “Estamos ouvindo os profissionais da educação, montando um cronograma para reorganização do Plano Municipal de Contingência (Plancon), como também o cronograma de reuniões e também vamos nos reunir com o comitê de educação”, reforça. Ela acrescenta que os pais poderão decidir por optar entre aulas presenciais ou remotas.

A partir do dia 25 de janeiro, os novos gestores passarão por capacitação na Secretaria Municipal de Educação seguindo os protocolos previstos no Plancon, documento que irá nortear a retomada das aulas e no dia 1° irão para as escolas. A partir da primeira semana de fevereiro, as escolas estarão abertas para matrículas e rematrículas. Vale ressaltar que o Plancon abrange todos os níveis de ensino, atendendo as escolas municipais, estaduais e particulares de Cocal do Sul.

Segundo a secretária, a partir do dia 8 de fevereiro, os professores e demais profissionais da educação retornarão às escolas e passarão por uma preparação. “Vamos fazer um treinamento com todos os profissionais e professores para receberem as crianças e adolescentes, de que forma terão que proceder e informaremos sobre os equipamentos de segurança que estarão à disposição”, comenta.

O calendário letivo é flexível, ou seja, o retorno das aulas poderá ser modificado dependendo da matriz de risco. Segundo Raquel, a Secretaria de Educação está aguardando por uma reunião com todo o colegiado da região carbonífera (Amrec) para definir as devidas providências e será feito um alinhamento com os municípios vizinhos.

O Governo Municipal vai disponibilizar os equipamentos de proteção individual em combate da covid-19. “Em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde, nós vamos colocar à disposição álcool gel e todos os equipamentos necessários, vamos promover o distanciamento social, a obrigatoriedade do uso de máscara e também vamos utilizar os tapetes higienizados na porta das escolas”, explica o prefeito Fernando de Fáveri, que atualmente também responde pela pasta da Saúde.

O município está tomando as providências em relação ao transporte escolar, visto que é uma preocupação devido à pandemia. “Vamos fazer um diagnóstico sobre o transporte escolar, as rotas, já que não poderão funcionar com 100% da capacidade, além dos quadros de higienização que também deverão ser feitos”, salienta Raquel.

Reformas nas escolas

Desde o dia 11 estão sendo feitas visitas nas instituições de educação infantil, para averiguar os reparos que serão necessários. A primeira a ser visitada foi a Escola de Educação Infantil Recanto Feliz, localizada no bairro Jardim Elizabeth. “Estamos fazendo orçamentos para dar inícios às reformas, como troca de forro, reparos no telhado, além de toda a higienização e roçada que daremos início em breve”, comenta.

A Instituição de Educação Infantil Professora Maria Nunes Trichês, também localizada no Jardim Elizabeth, passou por avaliação de técnicos da prefeitura para avaliarem as reformas que serão necessárias.

O presidente da APP (Associação de Pais e Professores), Dilson Eziquiel, solicitou a reforma de todo o prédio da instituição, ampliação da área coberta, construção de depósito, troca do telhado, forro, reforma do escovodromo, bem como a pintura de toda instituição. Para a secretária, a reforma se faz necessária e urgente, para ofertar um ambiente seguro e acolhedor às crianças e profissionais da instituição.