Dia de Combate ao Câncer: conheça o trabalho voluntário feito em Cocal do Sul

O grupo Amigas do Peito se reúne desde 2015 para trocar experiências quanto ao tratamento da doença

Com o objetivo de aumentar a conscientização sobre o câncer e possibilitar que as pessoas tenham tratamento, nesta quinta-feira (4) é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer. E em Cocal do Sul, existe um grupo voltado a prestar assistência a pessoas portadoras de quaisquer tipos de câncer, Amigas do Peito. A associação de direito privado, de caráter organizacional beneficente e filantrópico nasceu em 2015 e desde então reúne pacientes de câncer para trocarem experiências quanto ao tratamento.

Atualmente, a sede do grupo funciona junto ao Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) de Cocal do Sul, coordenado pela presidente Teresa Locatelli e pela vice-presidente Fátima Cologni. “As Amigas do Preito vêm desenvolvendo ações de apoio às acometidas pela doença, sendo a maioria do grupo formada por mulheres que desenvolveram o câncer de mama, tendo ainda casos de câncer de cabeça, intestino, útero, pele, fígado e faringe”, explica Teresa.

Além da troca de experiências e assistência às pessoas portadoras de câncer, o grupo também realiza diversas ações, tendo como principal o Outubro Rosa. As Amigas ainda organizam subsídios que possam auxiliar no tratamento, como grupo de reabilitação oncológica, cirurgias, exames, consultas, medicamentos, assistência psicológica, nutricional e judicial.

Conforme a presidente do grupo, todos os serviços são realizados de forma gratuita, sem qualquer tipo de cobrança de mensalidade. “As Amigas do Peito de Cocal do Sul querem promover o bem-estar de todos, destacando que muitas das integrantes passaram pelo árduo tratamento e hoje têm uma vida normal, com vitalidade e prazer e que vêm servindo de espelho para aquelas que estão passando pelas dificuldades do tratamento”, ressalta a presidente do grupo.

No momento, o grupo conta com 21 voluntárias que se reúnem semanalmente e no mês de fevereiro voltaram aos trabalhos da entidade para o ano de 2021. Nesta quinta-feira (4), o vice-prefeito Erik Pereira Zeferino recebeu a presidente e a vice-presidente em seu gabinete e sinalizou que a administração municipal continuará disponibilizando o espaço em que a entidade funciona atualmente, que é cedido pela Prefeitura. “Vamos verificar a possibilidade de oferecer um novo espaço às Amigas do Peito, pois entendemos a importância do trabalho que o grupo presta à comunidade e, claro, vamos manter a parceria com a Prefeitura”, salienta o vice-prefeito.