Sonho da casa própria mais perto de ser realizado em Cocal do Sul

A Prefeitura está articulando, junto ao Governo do Estado, projeto habitacional para famílias de baixa renda

O sonho de ter a casa própria está mais perto de se tornar realidade para muitas famílias em Cocal do Sul. O prefeito Fernando de Fáveri recebeu nesta quinta-feira (4) o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Claudinei Marques. O objetivo do encontro foi para tratar da elaboração de um plano de habitação para famílias de baixa renda, que irão se enquadrar nos critérios estabelecidos por um estudo socioeconômico que ainda será explanado. Além do secretário, o prefeito também recebeu o deputado estadual Sérgio Motta (Republicanos).

“Vamos colocar em prática a construção de casas populares no município, através de uma parceria entre Cocal do Sul e o Governo do Estado, beneficiando muitas famílias; esse foi o primeiro passo e nos sentimos muito honrados pela visita do secretário e pela sinalização positiva quanto ao projeto”, salienta Fernando. O secretário Claudinei afirmou durante o encontro que o projeto habitacional será realizado em diversos municípios de Santa Catarina, porém Cocal do Sul será prioridade, firmando compromisso com a cidade.

O secretário apresentou um modelo japonês de casas populares, com tecnologia e ponta, sendo que as casas não precisam receber pintura e podem ser concluídas em apenas quatro dias. A administração municipal fornecerá o terreno para a construção, que já foi obtido, além das ruas pavimentadas, e o Governo do Estado instalará as residências. “O segredo nisso tudo será o dono das casas, que será o município, portanto a pessoa que for morar na casa não poderá vendê-la e nem alugá-la, se ela sair terá que devolver ao município, que irá cedê-la a outra pessoa dentro dos critérios socioeconômicos que serão avaliados criteriosamente”, explica o prefeito.

De acordo com o prefeito, agora serão feitas as tramitações para colocar o projeto habitacional em prática, que não trará custo para as pessoas. “Quando a pessoa de baixa renda consegue deixar o aluguel de lado, ela vai ter uma condição de vida melhor e é isso que a gente preza para o povo sul-cocalense, o bem-estar de cada um”, finaliza o prefeito.