Covid-19: 85 idosos são vacinados em drive-thru

Em Cocal do Sul, a imunização ocorreu na faixa etária de 78 a 79 anos

Nesta sexta-feira, dia 12, 85 idosos passaram hoje, durante o dia, pelo drive-thru da vacinação contra a Covid-19. Cocal do Sul recebeu, ao todo, 90 doses da Coronavac, do Instituto Butantan, que correspondem à primeira dose. “Como recebemos 90 doses, agora vamos vacinar os idosos acamados, completando todas as doses recebidas para essa faixa etária”, comenta a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica. O objetivo foi imunizar as pessoas com idade entre 78 e 79 anos, na Rua Província de Bérgamo, próximo à Polícia Militar, na região central, local escolhido para realizar o drive-thru.

A vacinação iniciou às 8h e se estendeu até às 15h, porém alguns idosos acordaram cedo para garantir o primeiro lugar na fila. Houve casos de pessoas que chegaram às 5h. Já outros, nem conseguiram dormir direito durante a noite devido à ansiedade para receber a tão esperada vacina, como foi o caso do seu Reinaldo Rizatki, de 78 anos, que foi acompanhado pela filha. “Estou feliz da vida, estava esperando muito pela vacina”, declara, emocionado.

Outro caso que chamou a atenção foi de um casal com a mesma idade, Vilmar Aníbal Osellame e Maria Goulart Osellame, ambos com 79 anos de idade. Foram juntos receber a vacina. “Meu sentimento é de muita felicidade por receber a vacina, agradeço a Deus, agora temos tranquilidade”, comenta Maria.

A maior parte das vacinas foi realizada pela manhã, período escolhido pela maioria dos idosos. Seu Giácomo Darolt, de 79 anos, foi um dos primeiros a chegar. “Estou muito feliz desde que recebi a notícia que poderia fazer a vacina. Eu me cuido muito, sempre uso máscara e álcool e vou continuar me cuidando mesmo com a vacina”, conta.

O sistema drive-thru foi adotado com o objetivo de otimizar o tempo dos profissionais e facilitar a imunização dos idosos, evitando que eles entrem em contato com outras pessoas. Conforme o secretário municipal de Saúde, foi escolhido um local onde há pouco movimento, evitando interrupções no trânsito e agilizando a vacinação. Segundo ele, a ideia é dar continuidade ao drive-thru, que foi muito bem aceito pela população. Ele acrescenta o município está seguindo as orientações do Ministério da Saúde quanto ao cronograma de vacinação.