Horta implantada em escola garante alimentação saudável a alunos

Escola Cristo Rei terá alimentos saudáveis incluídos na merenda escolar que serão cultivado por alunos e profissionais da Educação

A partir de agora, as mãos dos alunos e profissionais da Educação da Escola Cristo Rei terão uma grande missão pela frente – cultivar e manter a horta que foi colocada ali para garantir a alimentação saudável da instituição de ensino. O projeto da horta nasceu através dos alunos Pedro Henrique Dutra, de 17 anos, Gustavo Alex, da mesma idade, Arthur da Silva e Ana Laura, ambos de 16 anos.

A implantação da horta veio através da iniciativa dos quatro jovens que estão participando do programa F1 in Schools, que desafia estudantes de 9 a 19 anos a criarem empresas para competir em uma pista de corrida em miniatura. O campeonato, que faz parte de um projeto internacional realizado pela própria Fórmula 1, reproduz desafios profissionais envolvidos em uma corrida de carros do início ao fim, desde a criação da escuderia até o enfrentamento nas pistas.

Mas não é só a velocidade que conta: é necessário utilizar diversos recursos tecnológicos para projetar, modelar e testar um protótipo de um carro de F1. Conforme explica Pedro, os competidores precisam pensar em marketing, patrocínio, plano de negócios e estratégias em mídias sociais. Além disso, as equipes desenvolvem um projeto social, que pode ser usado como critério de desempate no resultado final.

O jovem Pedro, que já tem seus objetivos traçados para o futuro e está focado no projeto, conta como surgiu a ideia de fazer uma horta na escola. “Em relação ao projeto social, nós pensamos em seguir o tema da ecologia e depois de muita pesquisa, de entrar em contato com o prefeito de Cocal do Sul, decidimos criar a horta na escola, de forma que a própria escola possa utilizá-la e que ela venha ser também atrativa aos professores e alunos”, explica Gustavo.

Mãos à horta

Atualmente, muitas crianças, adolescentes e suas famílias têm pouco contato com a natureza. E sabendo que aqueles que cultivam seus próprios alimentos são mais propensas a comerem frutas e verduras e demonstram maior compreensão sobre nutrição. Tudo isso pode influenciar os hábitos alimentares também a vida adulta.

A diretora da escola, Bárbara Libia Stackoski, conta que a instituição irá envolver os professores no projeto e que a instituição de ensino abraçou a causa. “Iremos continuar cuidando e mantendo a horta e tudo o que for plantado será utilizado na merenda escolar”, comenta.