Plano de mobilidade urbana começa a ser discutido em Cocal do Sul

O município de Cocal do Sul iniciou nesta quinta-feira (27) a discussão para a implantação do Plano de Mobilidade Urbana no município. O encontro aconteceu no salão paroquial da Igreja Matriz, por meio do Consórcio de Intermunicipal de Multifinalitario da AMREC (CIM-AMREC). Na ocasião, foram debatidos problemas em relação à mobilidade urbana e discutidas alternativas para solucionar esses problemas.

A reunião foi conduzida pela arquiteta Fátima Franz, que é coordenadora da equipe técnica da empresa Alto Uruguai, responsável pela elaboração do plano, escolhida por meio de processo licitatório. O encontro contou com a presença do prefeito Fernando de Fáveri, vereadores, secretários municipais, servidores públicos, representantes de entidades municipais, arquitetos e engenheiros.

“A Mobilidade Urbana é um atributo da cidade e, como tal, devem ser desenvolvidas políticas que contribuam no deslocamento das pessoas e bens no espaço, utilizando para isto, veículos, vias e toda infraestrutura, com inclusão social, sustentabilidade ambiental, gestão participativa para que haja uma verdadeira democratização do espaço público”, comenta Fátima.

O prefeito de Cocal do Sul, Fernando de Fáveri, levantou a questão da necessidade de haver um estudo para um novo traçado do anel de contorno viário, que precisa ser realizado a fim de solucionar esse problema no município, apresentando novas alternativas de rota para as cidades vizinhas.

Após a conclusão da apresentação do projeto, foi realizada uma dinâmica em que as pessoas que estavam presentes puderam participar citando problemas da mobilidade urbana de Cocal do Sul.