Secretaria de Saúde de Cocal do Sul divulga balanço dos atendimentos realizados em outubro

A Prefeitura de Cocal do Sul, através da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou o balanço de atendimentos realizados ao longo do último mês, com a campanha do Outubro Rosa. O objetivo foi incentivar as mulheres a procurarem pelo tratamento precoce realizando os exames preventivos.

Durante todo o mês de outubro, a Secretaria de Saúde realizou diversos exames preventivos, orientações para pacientes, atendimento noturno nas unidades de saúde do município. Ao todo, foram realizados 543 coletas de preventivo (citopatológico) do câncer de colo de útero e 399 solicitações de mamografias.

De acordo com a coordenadora da Atenção Primária à Saúde, Glícia Pagnan, o trabalho preventivo da atenção básica superou todas as expectativas. “Consolidamos os avanços realizados na área de saúde e todas essas ações contribuíram para a melhoria da qualidade de vida das pacientes do município, assim como a promoção da conscientização do diagnóstico precoce do câncer de mama”, pontua.

Ao longo do mês, foram feitas coletas de preventivo, mamografia e consultas e de enfermagem, médica e odontológica. Vale ressaltar que todos os exames estão disponíveis durante todo o ano, não somente em outubro, portanto aquelas que ainda não fizeram seus exames podem procurar as unidades de saúde do município.

“Sabemos que através da campanha do Outubro Rosa, alcançamos o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade”, ressalta Gícia.