Área industrial II: prefeitura entrega terreno para madeireira Zanatta

           O prefeito de Cocal do Sul, Nilso Bortolatto entregou hoje, 23/08, junto com os secretários de administração Volnei da Silva e indústria e comércio, Samir Issa o terreno pronto para a instalação da madeireira Zanatta. A área possui  160 mil/m2. A construção deve começar num prazo de 30 dias. De acordo com Bortolatto “os lotes só não foram entregues antes devido ao mau tempo, o que impossibilitou os trabalhos de terraplenagem”, explica.   

           A empresa esta situada no centro da cidade. Para continuar em funcionamento durante a construção da obra ela vai precisar de uma liberação da FATMA, Fundação do Meio Ambiente. Um abaixo assinado feito pelos moradores por causa do barulho e da poeira obrigou a madeireira a parar com as atividades. Um acordo foi firmado entre o proprietário e os vizinhos. Mas o prazo estabelecido vence no próximo dia 15 setembro.  Devido ao atraso na preparação do terreno na área industrial II, não será possível cumprir com o combinado.    

           O problema também refletiu nos funcionários. Dos 30, 10 deles foram demitidos. Para que a empresa não pare durante a construção da obra e não gere mais exonerações, o proprietário, Jairo Zanatta junto com os representantes do município vão tentar um acordo com os técnicos da FATMA nos próximos dias. “A produção não pode parar. Nós precisamos no mínimo de seis meses para se instalar na área industrial. Depois de pronta, a empresa deve gerar cerca de 20 empregos a mais”, afirma Zanatta.  

            O secretário de indústria e comércio pede a colaboração dos moradores. “Estamos trabalhando para que o problema seja resolvido o mais rápido possível. Só precisamos da compreensão das pessoas. Caso não haja acordo, a madeireira pode fechar com prazo indeterminado”, explica.