Serviço de Convivência para crianças e adolescentes retoma suas atividades.

Em Cocal do Sul, por meio da Secretaria de Assistência Social, o programa atende pessoas de 6 a 15 anos no Sesc

A Secretaria de Assistência Social, através do Serviço Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que é um programa que faz parte do CRAS, teve suas atividades retomadas no município de Cocal do Sul. Crianças e adolescentes de 6 a 15 anos voltarão ao programa, cujas atividades acontecerão no Sesc.

De acordo com a coordenadora da Secretaria de Assistência Social, o SCFV além de promover a convivência, visa também preparar crianças e adolescentes para o exercício de sua cidadania por meio da participação social, assegurando dessa forma o desenvolvimento do seu protagonismo e da sua autonomia. A Prefeitura de Cocal do Sul realizou uma parceria com o Sesc, para desenvolver as atividades, com a assinatura de um termo de parceria.

O serviço é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias que é realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI).

“O SCFV possui um caráter preventivo e proativo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades e potencialidades dos usuários, com vistas ao alcance de alternativas emancipatórias para o enfrentamento das vulnerabilidades sociais”, pontua Patrícia.

Em Cocal do Sul, o programa é ofertado para garantir a segurança de acolhida e de convívio familiar e comunitário, além de estimular o desenvolvimento da autonomia dos usuários.