Gripe A: A secretaria de saúde de Cocal do Sul alerta para os riscos da doença neste inverno

            A secretaria de saúde de Cocal do Sul chama a atenção da população para terem consciência da importância da vacinação contra a gripe A. Segundo a enfermeira, Gilmara Viel   a preocupação no momento é com os jovens do município entre 20 e 29 anos. “Até agora 74% deles foram imunizados. Ainda faltam 700 para que o município atinja a meta. Estamos preocupados porque não sabemos se o surto de gripe deste ano será maior ou menor do que no ano passado, por isso precisamos ficar atentos e pedimos para que os jovens procurem os postos de saúde”, ressalta.            

            Gilmara também informa que 100% das grávidas e crianças já receberam a vacina. Contudo, a dose continua disponível. A vacina pode ser encontrada em todos os PSFs e na Unidade de Referência até às 22h.            

            Os sinais e sintomas da gripe A são semelhantes aos da gripe comum, como febre, tosse, dor de cabeça, dores musculares, dor na garganta e fraqueza.  No ano passado, 642 pessoas morreram por culpa do vírus no Sul do Brasil, de um total de 1632 em todo o país. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, 67% das mortes pela gripe A foram registradas nas Américas.

Gripe comum: Idosos com mais de 60 anos precisam receber a dose     

             Mais de 400 idosos com mais de 60 anos receberam no último sábado (24), dia D, a vacina contra o vírus da gripe comum. A campanha vai até o dia 07 de maio. Durante a semana, a equipe de saúde está passando nos grupos da Terceira Idade e áreas rurais. A meta é imunizar quase 1400 idosos.            

             A vacina também pode ser encontrada em todos os postos de saúde. Na próxima terça-feira, 04/05, os profissionais de saúde finalizam as visitas imunizando os idosos dos grupos do Rio Comprudente (às 13h) e bairro Horizonte (às 13h30min).