Prefeitura lança campanha que orienta como acolher as pessoas em situação de rua

‘’Não dê esmola’’, lançada pela Secretaria de Ação Social de Cocal do Sul, alerta para esta prática comum

A Secretaria de Ação Social do município de Cocal do Sul percebeu a necessidade de dar início à campanha ”Não dê esmola”, tendo em vista o aumento de pessoas em situação de rua, que na verdade estão de passagem pela cidade. “Muitas vezes, essas pessoas vêm de vários municípios e se instalam aqui, e como o povo sul-cocalense é muito solícito, acaba tendo a prática de dar esmola”, explica o secretário da pasta, Luis Caros de Melo.

Consequentemente, tal atitude contribui para que estas pessoas comprem bebidas alcoólicas e drogas, por isso o apelo do governo municipal de orientar as pessoas a não darem esmolas. A orientação é encaminhar ao Creas (Centro De Referência Especializado De Assistência Social), que fica localizado no Bairro Jardim Itália, na rua Jaime Elias. Contato também pode ser feito pelo número (48) 3444-6034.

A campanha se estende também a orientar as pessoas quanto aos pedidos de forma virtual. “Hoje em dia existem muitos golpes através da internet de pessoas que dizem estar passando por necessidade e pedem um pix com determinado valor, é importante salientar que a esmola também se estende a situações como esta”, afirma Luis.

Além disso, por meio de distribuição de cartazes e placas pela cidade, a campanha vai ampliar a divulgação sobre o atendimento oferecido pela Prefeitura às pessoas em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa visa desestimular os munícipes a dar esmolas, pois essa prática faz com que essas pessoas recusem o acolhimento e permaneçam na rua.