Agosto Dourado: campanha incentiva o aleitamento materno

Em Cocal do Sul, Secretaria Municipal de Saúde fará ações ao longo do mês frisando a importância da amamentação

Com o objetivo de incentivar o aleitamento materno, a campanha Agosto Dourado serve para reforçar a importância da amamentação, visto que até os dois anos de idade esta é a principal fonte de nutrientes necessários. Dessa forma, o governo municipal, por meio do NEPSHU – Núcleo de Educação Permanente em Saúde e Humanização da Secretaria de Saúde, está com uma programação especial para este mês.

No próximo dia 30, será realizado o 1º Mamaço de Cocal do Sul, a partir das 14h. O local será divulgado em breve. No evento, dezenas de mães irão se reunir para amamentarem seus filhos, reforçando a importância da campanha, dando apoio psicológico e fortalecendo a relação entre mães e filhos.

“No 1º Mamaço, iremos fazer também uma roda de conversa com palestras voltadas às mães, com dentista, pediatra e pastoral da saúde, para trocar experiências”, comenta a secretária adjunta de Saúde, Glícia Pagnan.
Além disso, serão colocados banners informativos nas unidades de saúde, em alusão ao Agosto Dourado, caracterizando os serviços com a cor dourada como forma de incentivo.

A cor dourada foi escolhida para este mês para representar a qualidade do aleitamento materno, considerado “padrão ouro” para os bebês. Amamentar é um ato de amor, mas que requer orientação e encorajamento, por isso a Secretaria de Saúde está promovendo ações para auxiliar mães que precisam de assistência.

Importância da amamentação

Assim que nasce, o bebê deve iniciar o processo de amamentação, fazendo a sucção para estimular a descida do leite produzido pela mãe. Sendo assim, já é possível a absorção de defesas para seu organismo, fortalecendo também o laço afetivo entre mãe e filho.

Um dos grandes benefícios é o fortalecimento da imunidade do bebê, visto que o leite materno é rico em anticorpos. A criança protege-se de gripes, infecções de ouvido, asma, pneumonia e infecções intestinais.

O aleitamento materno possui benefícios como prevenção da obesidade, proteção para o coração, desenvolvimento do sistema nervoso, diminuição do risco para déficit de atenção e prevenção contra anemias.

Além disso, a mãe também recebe muitos benefícios, como diminuição do sangramento no período pós-parto; aceleração na perda de peso; redução da incidência de cânceres de mama, ovário e endométrio; proteção contra doenças cardiovasculares e proteção contra a osteoporose.