Técnicos da CBF e UNESCO visitam Cocal do Sul para avaliar o projeto Gol do Brasil

Objetivo da visita técnica foi averiguar o impacto social na vida das crianças e adolescentes

A equipe da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) junto com a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), estiveram em Cocal do Sul em uma visita técnica para uma avaliação sobre o impacto social do projeto Gol do Brasil. Na ocasião, eles conversaram com os alunos que participam do projeto e também com os pais.

“Conseguimos ver, de fato, a metodologia da CBF Social sendo aplicada, uma qualidade muito grande nas aulas através da conversa com os professores, alunos e pais; queria parabenizar ao prefeito e toda a sua equipe, pois o projeto está atingindo seu objetivo aqui em Cocal do Sul”, declara o coordenador técnico do projeto da CBF, Bruno Rosell. Vale lembrar que o município é o primeiro no sul do país a implantar o projeto Gol do Brasil.

O projeto oferece aulas de futebol, cidadania, respeito às diferenças e responsabilidade social, cujo objetivo é utilizar o esporte para contribuir na formação de meninos e meninas. O Gol do Brasil contempla crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos de idade. Esta é uma parceria entre o governo do município, CBF e UNESCO.

Durante o encontro, os familiares também conversaram sobre os impactos sociais do projeto na vida dos alunos. “Foi o maior desenvolvimento em Cocal, nunca teve nada desse tipo; o projeto traz motivação para as crianças, o meu neto, depois que começou a participar, transformou a vida dele. Eu acompanho futebol, é minha grande paixão e vejo que hoje em dia existe a chance de um futuro melhor através do futebol, com acompanhamento e motivação”, declara Fernando de Souza da Gana, que é aposentado e avô de um dos alunos.

A consultora da UNESCO, Carolina de Palma, também esteve acompanhando e avaliando o andamento do projeto. “O que percebemos é que essa conversa que tivemos foi muito positiva, há poucos pontos para melhorias, ouvimos muito elogios; ainda iremos aplicar uma pesquisa quantitativa, além desta que é qualitativa”, comenta.

O Gol do Brasil é uma das principais iniciativas da CBF Social que se utiliza do futebol para ensinar as 10 habilidades de vida estabelecidas pela ONU: autoconhecimento, relacionamento interpessoal, pensamento crítico, pensamento criativo, empatia, resolução de problemas, tomada de decisão, lidar com os sentimentos e o estresse, e comunicação eficaz.

“Agradeço aos professores pelo carinho e dedicação com nossos filhos, sabemos que eles estão em boas mãos”, ressalta o pai de um dos alunos que participam do Gol do Brasil, André Teodoro da Silva.

Para o prefeito Fernando de Fáveri, o projeto reforça a importância do futebol na sociedade, provando que o esporte ser usado para transformar a vida de crianças e adolescentes. “Vemos que o propósito está sendo cumprido e o futebol está sendo utilizado como ferramenta de transformação social”, pontua.