Prefeitura Municipal de Cocal do Sul inicia os trabalhos de Revisão do Plano Diretor

Com a publicação do decreto do Regimento Geral, deu-se início oficialmente aos trabalhos de revisão do Plano Diretor do município de Cocal do Sul. A revisão será conduzida pela prefeitura contando com apoio e consultoria do Parque Científico e Tecnológico (Iparque) da Unesc.

No dia 08/04/2022, técnicos do Centro de Engenharia e Geoprocessamento (Cegeo) estiveram reunidos com técnicos da Administração Municipal e com os representantes do Conselho das Cidades, em reunião na realizada na Câmara de Vereadores do município. Na oportunidade foram apresentados aos conselheiros a proposta de condução dos trabalhos, etapas do processo de revisão, e lançamento preliminar de formulário online, a ser disponibilizado posteriormente para participação de toda população. O presidente do Conselho das Cidades, Xandrus Galli, comentou sobre a importância da divulgação do processo de revisão, no sentido de estimular o envolvimento da população para que acompanhem e participem do processo de Revisão do Plano Diretor de Cocal do Sul. Neste sentido, o formulário online foi submetido à apreciação prévia dos conselheiros, e por eles aprovado como uma ferramenta que visa aproximar os cidadãos deste processo.

Nos próximos dias a equipe da Unesc irá realizar levantamentos de campo pelo território municipal, estes dados resultarão na leitura técnica, que embasará os debates para atualização da referida lei.

A revisão desta lei, orientada pelo Estatuto da Cidade (Lei Federal n° 10.257/2001), deve ser construída de forma participativa, e segundo a Arquiteta e Urbanista do Cegeo, Hélen Bernardo Pagani, a participação da população é muito importante, desde o fornecimento de informações, ou seja, a percepção da população sobre o município, por meio de formulário digital desenvolvido para este projeto, bem como o acompanhamento das propostas e a participação nos eventos públicos, como audiências e conferências. Na oportunidade, o Secretário Municipal de Gestão Administrativa, Fazendária e Planejamento, Juarez de Souza Medeiros mencionou a certeza de que será desenvolvido um ótimo trabalho unindo Unesc, Conselho das Cidades, município e a população, juntos poderão projetar e definir a melhor realidade para o município, ressaltou Juarez.

Todos os documentos resultantes serão disponibilizados no site do município para consulta pública, e atualizados conforme as etapas de evolução.

Todas as dúvidas podem ser esclarecidas com a Comissão Técnica Municipal responsável pelo processo de revisão do Plano Diretor Municipal de Cocal do Sul, por meio do telefone (48) 3444-6072 com Arq. Everton.

Clique no link abaixo para preencher o formulário de Revisão Plano Diretor de Cocal do Sul, participe!