Cocal do Sul faz Dia D de vacinação contra gripe e sarampo neste sábado

As doses estarão disponíveis em todas as unidades de saúde do município, das 8h às 17h

Cocal do Sul realiza neste sábado (30) o Dia D de vacinação contra a gripe e o sarampo, em todas as unidades de saúde. O público-alvo são pessoas com idade a partir de 60 anos, profissionais da saúde e crianças de seis meses até quatro anos. O horário será das 8h às 17h.

Em relação à vacina da gripe, a dose protege contra as gripes A (H1N1 e H3N2) e B/Victoria. Já o imunizante contra o sarampo é direcionado para crianças de 6 meses a 4 anos, e profissionais de saúde, sendo que primeiro grupo tem imunização indiscriminada, independentemente da situação vacinal. Já os profissionais de saúde só se vacinam se estiverem com a vacina atrasada.

O Ministério da Saúde faz a distribuição de vacinas em grupos prioritários para evitar surtos da gripe, sobrecarregando os serviços de saúde.

A partir da próxima segunda-feira (2) inicia a segunda etapa de vacinação contra a gripe. Nesta fase, serão contemplados os seguintes grupos prioritários: crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes e puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; membros de forças de segurança e salvamento e das Forças Armadas; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativa e pessoas privadas de liberdade.

Arquivos