Plantando hábitos saudáveis, colhendo alimentação de qualidade – professora incentiva crianças a cultivarem o próprio alimento

A partir da leitura do livro “O coelhinho que não era de Páscoa”, os alunos Instituição de Educação Infantil Zilda Búrigo Bosa, em Cocal do Sul, plantaram couve em horta na escola

Trabalhar nas salas de aula com o público infantil requer do professor dedicação, adaptação ao universo das crianças e usar a criatividade para chamar a atenção dos pequenos. Na Instituição de Educação Infantil Zilda Búrigo Bosa, em Cocal do Sul, a professora Rosana Possamai Guollo trabalhou de forma diferente ao longo do mês de abril, com a turma do nível II, os temas Páscoa e Dia do Livro.

Com o objetivo de proporcionar momentos prazerosos e contribuir para o desenvolvimento infantil, a professora utilizou atividades diferentes com as crianças a partir da leitura do livro “O coelhinho que não era de Páscoa”, da autora Ruth Rocha. Rosana abordou diversas situações do cotidiano infantil, incluindo o hábito de uma alimentação saudável.

A ideia, portanto, foi levar os pequenos a colocarem a mão na massa, ou melhor, na terra, incentivando-os a terem hábitos saudáveis, prezando por uma alimentação de qualidade. “As crianças ficaram encantadas em conhecer e poder plantar mudas de couve (comida preferida do coelho da história), e ainda ficaram muito felizes em levar para casa mudas da planta”, comenta a professora que esteve junto das crianças.

O exemplo da escola pode ser enriquecido ao aumentar, gradativamente, atividades como essa no cotidiano dos alunos, com a intervenção dos professores que seguem na busca de projetos em que as turmas também trabalhem em conjunto. “Ser professor é adaptar-se, moldar-se, abraçar a realidade e fazer dela algo significativo”, frisa diretora da instituição, Anne Meiry da Silva.

A ideia é seguir com atividades lúdicas como essa com as crianças, proporcionando conhecimento e diferentes experiências. “O aprendizado acontece de fato, quando conseguimos unir a integração e as vivências, produzindo importantes experiências”, declara Anne.

Arquivos