Estudantes de 2a a 5 a série transformam conhecimento em livro

            Na escola municipal Helena Savi, em Cocal do Sul, os alunos de 2ª a 5ª série transformam conhecimento em livro. Foram seis meses de leitura e pesquisa. O resultado é um livro que será lançado na 9ª Obra Literária que já acontece na escola.   

            O tema escolhido este ano é “Meio Ambiente: suas curiosidades e seus por quês”. O trabalho faz parte do projeto “O prazer de ler e ser autor”. Ele foi idealizado pelas professoras Eliene de Souza Figueredo e Bernadet Nandi e tem o objetivo de incentivar a leitura e, assim, aguçar a criatividade, estimular o raciocínio, formar críticos e crianças participativas no mundo das opiniões e mudanças.  

            O conteúdo foi produzido por série e os assuntos são: O fantástico mundo dos animais (2ª série),  Os animais falantes (3 ª  série), Cenário: o figurino das informações (4 ª série) e Curiosidades em busca do saber e Qualidade de vida (5 ª série). Segundo a aluna Marcela Padoin o tema é rico e o conhecimento adquirido será levado para o resto da vida. “O meio ambiente precisa da gente e é tão simples fazer a nossa parte. Fiquei impressionada e triste com os números encontrados sobre poluição e porque o nosso planeta esta assim”, explica. Para a estudante Karina Farias de Oliveira, o trabalho incentiva o hábito pela leitura. “A gente lê o ano inteiro e produzimos o nosso próprio texto. Observo que estou cada vez melhor, principalmente na interpretação”, compara.  

             Hoje esta acontecendo na escola, até as 16 horas, a apresentação dos conteúdos. De forma criativa, os estudantes passam a mensagem através de teatro, exposição, desenhos, entre outros. As salas estão todas decoradas e preparadas para receber os pais, familiares,  colegas de outras escolas e comunidade em geral para conhecer o trabalho.  

             Amanhã, 19/10, a partir das 19h, será realizo a “Noite de Autógrafos”, com exposição do histórico das produções das obras literárias. Toda a comunidade esta convidada a prestigiar o evento. Os livros serão vendidos a R$ 10,00 e o dinheiro será utilizado para ampliar o acervo da biblioteca.  

              Mais informações pelo telefone 3447-2129, falar com a diretora Eliene Localização da escola: Escola Fundamental Helena Savi. Rua Benjamin Savi, 111 – bairro União, Cocal do Sul