Saindo do papel: Rodovia do Migrante terá investimento de mais de R$ 8 milhões em Cocal do Sul

Na noite desta segunda-feira (4), foi assinado o contrato entre a Prefeitura e a empresa responsável pelas obras, Colombo Retroterra

As comunidades de Rio Galo, Rio Perso e Linha Braço Cocal irão ganhar uma importante obra que irá contribuir significativamente com a mobilidade urbana – a implantação da Rodovia Municipal do Migrante. Nesta segunda-feira (4), foi dado o primeiro passo: a assinatura do contrato com a empresa que será responsável pelas obras, a Colombo Retroterra.

O investimento total será de R$ 8,4 milhões de reais, dos quais R$ 5 milhões são recursos do Governo do Estado e o restante de contrapartida do município. A pavimentação asfáltica terá parceria com o Cirsures e será custeada pela administração municipal.

A rodovia, que liga as comunidades de Rio Galo, Rio Perso e Linha Braço Cocal, compreende 6,5 quilômetros, tendo início na Linha Braço Cocal e terminando às margens da SC-108, próximo ao limite com Urussanga. A área, que é totalmente rural, é uma rota turística que terá ciclo faixa e auxiliará no fomento à agricultura familiar.

Na cerimônia, estiveram presentes representantes do Legislativo, Executivo, Cirsures, Conselho Municipal da Cidade, além dos moradores das comunidades que serão contemplados com a obra.

“Essa é uma parceria entre o Governo do Estado e Prefeitura; tudo acontece através de projetos, por isso parabenizo a administração pela iniciativa e, dessa forma, tiraremos do papel, pois o desenvolvimento se dá através de pavimentação”, comenta o superintendente regional da Secretaria de Estado da Infraestrutura, Gustavo Taufembach.

Representando as comunidades, o morador Laercio Carvalho aproveitou para fazer uso da fala e agradecer pela obra. “A rodovia irá contribuir muito para facilitar a vida dos moradores, melhorando a movimentação de carros e pedestres, além dos ciclistas, contribuindo também para a rota turística”, declara.

Anel de contorno viário

O prefeito Fernando de Fáveri se reuniu na última sexta-feira (1), com o secretário de Estado de Infraestrutura, Tiago Vieira, a respeito da duplicação da SC-108 e a implantação do anel de contorno viário em Cocal do Sul. Devido ao aumento significativo dos preços de todo o material que envolve a cadeia de produção de uma obra como essa, foi solicitado ao Governo do Estado que se faça alterações para que as empresas possam participar do processo de licitação.

No dia 15, será reformulado o edital de licitação. “O anel de contorno viário, além de contribuir com a mobilidade urbana, vai trazer uma nova perspectiva, ampliando para a atração de empresas e novas indústrias; estamos acompanhando semanalmente, conversando com o secretario”, comenta o prefeito.

O trecho corresponde a 16 quilômetros. Nesta quarta-feira, Fernando irá cumprir agenda em Florianópolis, em audiência com o secretário Tiago e com o governador Carlos Moisés e tratará deste assunto.