Comitiva de Cocal do Sul entrega donativos na cidade adotada de Bom Princípio

Ao todo, foram entregues três caminhões no último fim de semana

O prefeito Fernando de Fáveri esteve visitando o município de Bom Princípio no último fim de semana, cidade gaúcha que foi atingida pelas fortes chuvas e adotada recentemente por Cocal do Sul. O prefeito foi acompanhado de uma comitiva para entregar os donativos arrecadados. Estiveram presentes o presidente do Legislativo, vereador Gilson Clemes, presidente da Coopercocal, Altair Lorival de Melo e secretário municipal de Saúde, José Orlei Sartor.

Ao todo, foram três caminhões que levaram solidariedade e esperança por meio de doações realizadas pelos sul-cocalenses, entre elas cobertores, móveis, colchões, roupas, produtos de limpeza, alimentos, entre tantos outros donativos.

O prefeito de Bom Princípio, Fábio Persch, mostrou os maiores estragos causados na cidade, em especial na área rural, nos plantios de goiaba, uva, laranja e morango. Outro impacto foi o dano causado a uma indústria da cidade, cujo prejuízo gira em torno de R$ 12 milhões de reais. “Devido as chuvas, temos a passagem de uma ponte interrompida”, explica.

Fábio também recebeu a comitiva em seu gabinete, além de mostrar os principais pontos da cidade que foram prejudicados pelo acúmulo de água. “Estamos aqui para agradecer a todos os sul-cocalenses pelo gesto de trabalho voluntário e solidariedade com nosso município. A construção de pontes entre cidades separadas por mais de 300 km é uma realidade, afinal os atos de fraternidade e humanidade entre Cocal do Sul e Bom Princípio estreitam laços e auxiliam pessoas”, declara.

O prefeito explicou ainda que são mais de 400 famílias atingidas. Muitos, já estão arregaçando as mangas e indo em busca de plantar de novo, na esperança de dias melhores. “Tínhamos uma plantação de pepino japonês, mas perdemos tudo, também plantamos alface, mas sumiu tudo, agora vamos começar a plantar rúcula”, comenta um dos moradores que tenta se reerguer após os estragos em suas plantações. Ele conversou com o prefeito Fernando, que descreve o lugar como cenas parecidas com um ‘’pós dilúvio’’.

“Nossa cidade abraçou a causa e seguiremos ajudando o município de Bom Princípio; é realizador ver que tanta gente se mobilizou para arrecadarmos os donativos e assim continuaremos, na busca para ajudarmos a reconstruir essa cidade que adotamos”, enfatiza Fernando.

Sobre a cidade

Com cerca de 14 mil habitantes, a cidade de Bom Princípio está situada entre a Grande Porto Alegre e a Serra Gaúcha, no Vale do Rio Caí. Bom Princípio é conhecida nacionalmente por sua fruta símbolo “morango” e para homenagear o seu maior ícone, realiza a cada dois anos a Festa Nacional do Moranguinho.