Desenvolvimento Rural: Prefeitura de Cocal do Sul entrega 144 sacas de sementes de aveia e azevém aos produtores rurais

A Prefeitura de Cocal do Sul, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Rural, entregou nesta semana 144 sacas de sementes de aveia e azevém aos produtores rurais do município.

A prefeitura subsidia em 50% o valor das sacas de sementes, visando estimular a adubação verde. “O principal objetivo da adubação verde é a melhoraria das condições físicas, químicas e biológicas do solo, evitando a erosão e perda de nutrientes importantes”, frisa a médica veterinária do município, Mariana Feltrin.

Ainda de acordo com Mariana, as plantas utilizadas são fontes de matéria orgânica, que promovem a estruturação do solo e a retenção de umidade permitindo a circulação de água e ar, além de fontes de nutrientes que são liberados através da decomposição promovida pelos organismos do solo.

Além das sacas entregues, 67 já estão vendidas e serão retiradas pelos produtores sul-cocalenses nos próximos dias. Restam 64 sacas disponíveis para venda, sendo 38 de aveia e 26 de azevém. Nesta quinta-feira (20), será feira a segunda rodada de entrega das sementes já adquirida pelos produtores.

O produtor que tiver interesse em adquirir a saca com valor subsidiado, deve procurar a Coordenadoria de Desenvolvimento Rural, situada na garagem da prefeitura.

Curso de produção de grãos

Aconteceu nesta quarta-feira (19), o Módulo I do Curso de Produção de Grãos. O tema do primeiro módulo é o manejo e a conservação do solo, que recebeu os palestrantes Reginaldo Ghellere e Luciana Ferro Schneider, ambos engenheiros-agrônomos da Epagri.

Conforme Mariana, o tema veio ao encontro do programa Municipal de Desenvolvimento Rural – Adubação Verde e Sobressemeadura de Pastagens.