Em homenagem ao bicentenário da Independência, desfile cívico em Cocal do Sul contará com encenação de Dom Pedro I e Dona Leopoldina

O dia 7 de setembro contará com uma programação diversificada neste ano e com a participação de diversas entidades

Neste ano o Brasil comemora os 200 anos de independência no dia 7 de setembro, e em celebração a esta data de grande importância para o povo brasileiro, é realizado em Cocal do Sul, às 8h, o desfile cívico, na Av. Polidoro Santiago. O tema deste ano será em comemoração à emancipação, que vai contar com um cronograma diferenciado.

A novidade este ano será a chegada de Dom Pedro I e Dona Leopoldina, junto com a cavalaria, fazendo uma encenação, em memória da data. Segundo o secretário de Educação, Luís Carlos de Melo, o desfile será bem tradicional. “Vamos honrar os 200 anos de independência com um desfile convencional, e um cronograma diferenciado dos últimos anos, com a participação do pelotão de saúde, além de diversas entidades”, ressalta.

O município vai receber mais de 30 entidades participantes, além dos alunos das escolas municipais, estaduais e particulares, que desfilarão com bandeiras do Brasil. Além disso, o pelotão da saúde fará homenagens às vítimas da Covid-19 em Cocal do Sul. O desfile terá pelotões de projetos interdisciplinares, Apae, motos, igrejas, banda municipal, entidades filantrópicas e muitos outros.

Vale lembrar que no mês de agosto os alunos da rede municipal de ensino receberam o ‘Caderno de Educação Moral e Cívica’, que tem como objetivo ensinar aos estudantes sobre os símbolos nacionais, além dos hinos Nacional, Municipal e de Santa Catarina.

Os 200 anos de independência do Brasil: a importância da emancipação para o povo

No dia 7 de setembro de 1822, o descendente da realeza de Portugal, Dom Pedro I, proclamou a emancipação do Brasil nas margens do Rio Ipiranga, onde gritou “Independência ou morte”, que foi um marco histórico do país. A partir deste dia, o Brasil estava separado de Portugal, e passou a se consolidar como uma nação independente.

Dom Pedro I

O imperador D. Pedro I, foi um grande líder para o povo brasileiro, que governou entre os anos de 1822 e 1831. Foi ele quem declarou a Independência do Brasil no dia 7 de setembro de 1822, e graças a ele o Brasil deixou de ser uma colônia Portuguesa. Além de também ter concedido a primeira Constituição em 1824.

Maria Leopoldina

A arquiduquesa da Áustria, Carolina Josefa Leopoldina Fernanda Francisca de Habsburgo-Lorena, mais conhecida como Leopoldina, foi a primeira imperatriz do Brasil, por causa de seu casamento com D. Pedro I.

Leopoldina convocou e presidiu uma reunião do Conselho de Estado no dia 2 de setembro de 1822, e sancionou a deliberação do grupo, “deveria ser proclamada a independência do Brasil”.

Texto: Ester Leopoldo.