Número de vacinados contra a paralisia infantil chega a 55% em Cocal do Sul

Secretaria de Saúde vem adotando estratégias para aumentar o número de crianças imunizadas

A Secretaria de Saúde de Cocal do Sul divulgou o balanço da Campanha de Vacinação contra a poliomielite no município, visto que no último sábado ocorreu o Dia D para incentivar a imunização de crianças de 1 a 4 anos de idade. Até o momento, o município imunizou 55% do público-alvo contra a paralisia infantil.

A meta é vacinar ainda cerca de 700 crianças em Cocal do Sul (o que corresponde a 95% da população infantil). A campanha segue em andamento, por isso o município irá adotar uma busca ativa a partir de agora a fim de atingir a meta. A Secretaria de Saúde vem adotando estratégias para ampliar a cobertura vacinal no público infantil, entre elas a imunização dentro das instituições de educação infantil.

“Está sendo realizada a vacinação todos os sábados durante a campanha, a unidade de saúde do centro fica aberta até meio dia no sábado (sendo que no Dia D a unidade ficou aberta o dia todo)”, comenta a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica, Gilmara Viel.

Além disso, a unidade de saúde do centro atende em horário estendido até às 21h nas terças e quintas para vacinar a população. São ofertadas todas as vacinas de rotina às crianças, sendo realizada em especial a vacina da pólio a crianças de 1a 4 anos e para as outras idades as profissionais observam a caderneta das crianças e as que estiverem em atraso são colocadas em dia.

Imunização contra a Covid-19

A vacinação contra a Covid-19 para crianças de 3 a 4 anos de idade teve início no dia 25 de julho, em Cocal do Sul.  Até o momento, foram imunizadas com a primeira dose 31 crianças e com a segunda dose, quatro crianças desta faixa etária. Já as crianças de 5 a 11 anos de idade são 747 vacinadas até o momento com a primeira dose e 655 com a segunda dose.

Os adolescentes de 12 a 17 anos imunizados até o momento foram 1204, com a primeira dose, e 1055 com a segunda dose. Além disso, a Secretaria de Saúde já iniciou a terceira dose nos adolescentes.