Prefeito de Cocal entrega mais de R$ 7 mil para o Hospital Nossa Senhora da Conceição

O prefeito municipal de Cocal do Sul, Nilso Bortolatto entregou hoje, 02/07, pela manhã R$ 7.500,00 para o hospital Nossa Senhora da Conceição de Urussanga. Participaram do encontro a diretoria do conselho fiscal, presidente da Câmara de Vereadores de Cocal, Adriano Possamai Della e secretários de Saúde e Administração, Maria Salete Teixeira Búrigo e Volnei da Silva, respectivamente.

A iniciativa é uma parceria entre a atual Administração e Câmara de Vereadores. O dinheiro é a sobra dos recursos repassados pelo executivo ao legislativo em 2006. Ou seja, ao invés de voltar para os cofres públicos, os R$ 15 mil foram divididos entre o hospital Nossa Senhora da Conceição e o Cala/Apae do município.

Cerca de 33% das pessoas atendidas em Urussanga são de Cocal do Sul. De acordo com Bortolatto, o valor não será repassado todo o mês, mas a administração estuda formas para contribuir com os serviços prestados. “Sabemos da dificuldade em manter o hospital e a importância deste atendimento aos sulcocalenses”, afirma. O valor da doação deve ser utilizado para a montagem de um equipamento cirúrgico.

A realidade do Nossa Senhora da Conceição

Segundo a assessora de direção, Maira Cristina Fensterseifer o problema do hospital é a falta de recurso. “Existe uma dívida que precisa ser paga. A idéia é fomentar os serviços, criar parcerias e convênios para se fazer novas contratações, colocar em dia o financeiro e aproveitar todo espaço físico que o local oferece”, afirma. Hoje, o exame de mamografia já poder ser realizado e a partir do dia 18/07 vai contar com cirurgia de varizes. Além disso, foram contratados dois obstetras para a abertura da maternidade que deve voltar a funcionar em breve se um convênio entre os municípios for firmado.