Mães recebem orientação sobre amamentação em casa

          Todo o Brasil comemorou na última quarta-feira, 1o/08, o dia Nacional de Amamentação. Esse ano, a secretaria de saúde de Cocal do Sul estende a comemoração e realiza durante o mês de agosto visitas nas casas de mães que tenham bebê com até 42 dias. O objetivo é estimular a amamentação logo após o nascimento. A equipe é formada por uma enfermeira e dentista. Elas orientam quanto à importância do leite materno, vantagens, higiene bucal, dicas e, principalmente, como as mulheres que trabalham foram devem fazer para amamentar.  

            De acordo com a enfermeira, Gesilane Corrêa amamentar pode ser um obstáculo para as mães que precisam trabalhar, mas é possível. “Uma das formas é guardar o leite fervido em um frasco limpo e colocar na geladeira. Ele deve ser consumido num prazo de 24h, ou então, congelá-lo por até 15 dias e depois dar à criança aquecido em banho maria”, afirma. No final das visitas, as profissionais entregam folder com a relação de cuidados essenciais para a saúde do bebê e da mãe.  

              Gesilane também explica que o leite humano é diferente do adaptado. “Ele contém todas as proteínas, gordura, açúcar, vitamina, água, além de anticorpos e glóbulos brancos”, explica. A prática contribui para o crescimento, desenvolvimento e prevenção de doenças, tanto na infância quanto na fase adulta.            

                Todos os PSFs do município estão realizando o trabalho. Além disso, durante o ano a criança recebe acompanhamento nos postos e as futuras mães podem  participar dos grupos de gestantes.