Educação troca copos descartáveis por canecas na merenda escolar

         A secretaria de educação de Cocal do Sul implantou na rede municipal de ensino o uso de canecas plásticas. O utensílio está sendo utilizado desde o início deste ano e substitui os copos descartáveis.         

          De acordo com o secretário de educação, Arlei Boselo Ponciano a iniciativa, além de reduzir custos protege o meio-ambiente. “A idéia partiu depois de constatar que as escolas utilizavam os copos descartáveis e não tinham programa de reciclagem para eles. Como nossos alunos e crianças participam de diversos programas de educação ambiental percebemos a necessidade de estar utilizando  utensílios reaproveitáveis, tornando as crianças mais conscientes e favorecendo o meio ambiente”, explica.  

          A aceitação das crianças também é positiva. A merendeira da escola infantil Cantinho Alegre,  Albertina Pessoa Domingos observou que as canecas facilitam o lanche dos pequenos. “Os copos descartáveis viravam com facilidade e acabavam sujando as crianças, agora não”, afirma. 

         Só no ano passado, a secretaria gastou com copos descartáveis aproximadamente R$ 11 mil. Agora serão investidos R$ 1.790,00 por ano com a substituição.