Gestantes recebem orientação
Auxiliar as gestantes durante a gravidez. Esse é o objetivo do trabalho realizado pela secretaria de saúde através dos grupos de gestantes. Na última quarta-feira, 19/09, catorze mulheres se reuniram para receber orientação. Desconforto na gravidez e a importância dos exames foram os temas do encontro.
De acordo com a enfermeira Gilmara Viel “a maioria das gestantes apresenta enjôos, náuseas e tonturas no início da gestação. Muitas vezes dicas para uma boa alimentação, por exemplo, podem ajudar a prevenir tal desconforto e melhorar o estado da gestante”, explica.
Os exames também são essenciais. “Tem gestante que deixa de fazê-los, principalmente quando não apresentam sintomas. Mas algumas doenças podem se desenvolver sem indício, podendo passar para o bebê”, adverte.
A dona de casa, Rosilene Fagundes é a primeira vez que participa. Esta no sétimo mês da gravidez. “Fiquei surpresa com o trabalho. Além das orientações profissionais a gente pode trocar experiências com as colegas. Para mim que serei mãe pela primeira vez, tudo é novidade e qualquer detalhe faz a diferença”, afirma.
Os encontros acontecem uma vez por mês. Todas as gestantes do município podem participar. Um grupo de enfermeiras é responsável pelas orientações. Os próximos encontros acontecem conforme programação abaixo:
31 de outubro de 2007
Tema: Amamentação e primeiro banho do recém-nascido
28 de novembro de 2007
Tema: Parto
Os encontros acontecem a partir das 13h30, na unidade central.
Mais informações pelos telefones 9916-4214 e 3447-1444, falar com a enfermeira Gilmara Viel.