Faixa preta: Carateca Sulcocalense consegue melhor nota no exame de graduação

Treze caratecas de Santa Catarina realizaram, no último final de semana, a prova para a troca de faixa. Os atletas Cristina Acácio, Alex Júnior Boava e Julian Valterde Cocal do Sul conquistaram a faixa preta. A carateca Cristina, 17 anos, obteve a melhor nota no exame de graduação,com média 7,83.

Segundo o técnico Luiz Boava chegar à faixa preta não é tarefa fácil. São anos de treinamento e dedicação. “Agora o município conta com quatro atletas com a graduação máxima. Isso valoriza o nosso trabalho e mostra que a equipe tem potencial não só como atleta, mas como carateca”, afirma.

Boava ainda explica que, ao contrário do que muitos imaginam, a faixa preta representa a iniciação do caratê. “É um privilégio e, ao mesmo tempo, onde realmente começa o aprendizado. Os critérios pra se chegar à faixa preta são técnicos. Cada uma tem um intervalo de tempo a ser cumprido, o que vai depender da habilidade do aluno.Só para se ter uma idéia, o atleta leva, pelo menos, cinco anos para ser faixa preta”.

Em Florianópolis,Boava ainda participou do curso sobre arbitragem e no próximo sábado, 12/07, a equipe participa do 2º Ranking Catarinense,em São José.Quinze atletas de Cocal do Sul devem participar. Os melhores do Ranking garantem vaga para o Brasileiro.