Conselho Tutelar de Cocal do Sul divulga números dos últimos seis meses

            O Conselho Tutelar de Cocal do Sul divulgou, essa semana, os números referentes às denúncias e atendimentos realizados nos últimos seis meses. Nesse período quase 300 acusações foram feitas e 130 encaminhamentos desempenhados pela equipe. Segundo a conselheira Mônica de Souza o que mais se observa nas averiguações são as intrigas familiares. “Setenta e nove casos foram registrados. O abuso sexual também cresceu no município. Além disso, a violência física e psicológica é preocupante. Somam quase 70 casos, chegando-se ao extremo. São hematomas profundos e não apenas palmadas para educar. O que acaba atingindo o emocional da vitima”, ressalta.

            Esse ano, o Conselho Tutelar comemora 18 anos de atuação. Mas apesar dos avanços, as situações deparadas diariamente são graves e emergentes na área da infância e adolescência. Em Cocal do Sul, por exemplo, ainda há muito que fazer. “Falta um trabalho em conjunto com a sociedade e o setor público para se melhorar o atendimento e a conscientização das famílias. “No papel é tudo muito bonito, mas no cotidiano a realidade de cada município é diferente. É preciso reconhecimento e, sobretudo, ações que garantam concretamente o que o Estatuto vem assegurando há quase 20 anos através de projetos e parcerias”, ressalta.

             O Conselho Tutelar tem o objetivo de zelar pelos direitos da criança e do adolescente. De acordo com Mônica o desafio ainda continua sendo a conscientização da população sobre a importância de denunciar. “As pessoas são o nosso principal parceiro. A iniciativa é anônima e nós trabalhamos com sigilo total”, garante.

           O Conselho atua há oito anos em Cocal do Sul e trabalha a partir de denúncias, sendo de violência física, sexual ou psicológica. Os conselheiros também realizam visitas nas escolas e domicílios, organizam palestras, entre outros. Auxiliam nos atendimentos e são parceiros ongs do município, entidades, delegacia de Polícia,Promotoria e Poder Público, formando assim, uma rede de proteção. O Conselho Tutelar esta localizado na rua Guy Marcos Nunes de Souza, 390, Centro. As denúncias podem ser feitas pessoalmente ou pelos telefones 3447-1107 ou9946-4584, em qualquer horário.