4ª Olimpíada de matemática: quatro alunos do município receberam certificado de menção honrosa

             Quatro alunos de Cocal do Sul receberam certificado de menção honrosa por obterem maior pontuação nacional na 4ª Olimpíada de Matemática realizada em 2008 entre as escolas públicas. Vitor Evandro Rocha e Mariele Fretta da escola municipal Demétrio Bettiol e Paula Nesi e Luana de Jesus da Rosa da Francisca M. de O. Búrigo (estadual) foram os estudantes destaques do município.    

             A premiação de alunos totaliza 300 medalhas de ouro, 900 de prata, 1800 de bronze e 30.000 certificados em todo o Brasil. Além disso, foram premiados cerca de 120 professores com curso de aperfeiçoamento no Instituto de Ma temática Pura e Aplicada. Em Santa Catarina, quatro medalhas de ouro, 24 de prata e 54 de bronze foram conquistadas, além dos 1296 certificados.      

             Segundo a professora de matemática, Ana Lúcia Pintro os certificados são motivo de orgulho para a escola. “Mas temos que admitir que precisamos melhorar muito o ensino da matemática em nossas escolas. A região da AMREC não teve sequer um aluno premiado com medalha e recebeu apenas 30 menções honrosas. No entanto, a maioria das escolas participou, mas precisamos refletir sobre nossa prática pedagógica”, ressalta.      

              A professora também explica que mudar essa realidade não e nada fácil. “São inúmeros fatores que interferem, como: o descaso dos pais, o desinteresse dos estudantes pela própria aprendizagem, os recursos multimídias mais atrativos que as atividades escolares, a falta de cursos de formação com foco em recursos que ajudem os professores a buscar a eficiência, a carga excessiva de trabalhos de alguns professores e os casos de incompetência profissional”, analisa.   

               A Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP – é uma iniciativa dos ministérios da Ciência e Tecnologia (MCT), da Educação (MEC), do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa/MCT) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).   

              Para melhor desempenho, um grupo de professores da rede municipal de ensino de Criciúma busca troca de experiências e estuda alternativas para qualificar o trabalho pedagógico. Os encontros acontecem na Casa do Professor Paulo Freire (próximo ao mercado Angeloni), toda primeira quarta-feira de cada mês, à noite. Para conhecer as atividades realizadas nos encontros do ano passado, basta acessar o blog http://professoresdecriciuma.blogspot.com.