Samae e Epagri alertam crianças sobre preservação da mata ciliar

             O Samae de Cocal do Sul em parceria com a Epagri realizou, na passagem do dia mundial da água (22/03), um trabalho de conscientização que teve como foco a importância da mata ciliar na proteção dos rios e nascentes. A iniciativa foi desenvolvida na escola Giovanni Battain, no Rio Comprudente. Única em funcionamento no meio rural do município. Professores e alunos participaram de palestras ilustrativas que teve como tema “mata ciliar um abraço para a água”.

 

               Hoje, 24/03, o aprendizado foi colocado em prática. Acompanhados pelos técnicos do Samae e Epagri, os estudantes realizaram o plantio de árvores nativas. Oitenta mudas foram distribuídas e plantadas ao redor da barragem da Linha Ferreira Pontes.   

               Segundo a extencionista da Epagri, Adreane Scopel no objetivo é conscientizar as famílias do meio rural para que cuidem e ajudem a melhorar, principalmente as beiras de rios. “A mata ciliar é como se fosse uma esponja. Quando chove, por exemplo, a planta absorve a água da chuva, permitindo que ela chegue ao solo com menos intensidade, volume e velocidade, contribuindo com a preservação, evitando enchente, cheias, entre outros”, explica