Agricultores realizam curso de tratamento de madeira

           A partir de agora, um grupo de agricultores de Cocal do sul poderão tratar a sua própria madeira. Eles realizaram, em dois momentos, o curso de Tratamento de Madeira. Segundo o engenheiro agrônomo, Saymon Zeferino o curso era solicitado há quase dois anos. Só não foi possível antes devido ao deslocamento do instrutor cedido pelo SENAR. “O conhecimento vai ajudar na redução de custos de manutenção, além de aumentar a durabilidade da madeira utilizada em cercas, galpões, casas, entre outros”, destaca.  

           O objetivo principal do curso é o tratamento de palanques (2 m de altura x 14 cm de diâmetro), pontaletes (1 m de altura x 6 cm de diâmetro) e postes (6,6 metros de comprimento x 14 cm de diâmetro). Todos através do método substituição de seiva. “Nesse caso, o líquido no interior da madeira (seiva) é trocado pela solução preservativa (sulfato de cobre, dicromato de potássio, ácido bórico, ácido acético e água), proporcionando maior tempo de conservação, por inibir a ação de microorganismos que degradam e apodrecem a madeira”, explica Saymon.  

           Os participantes fazem parte das microbacias do Rio Cocal e Rio Galo. A iniciativa é uma parceria entre Epagri, Projeto Microbacias 2 e SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).