Campanha de vacinação contra a gripe H1N1 começa no dia 25 e profissionais são capacitados

A Secretaria de Saúde de Cocal do Sul começa na próxima segunda-feira, 25, a campanha de vacinação contra a gripe A H1N1 para as pessoas que fazem parte dos grupos de risco. Em Santa Catarina, sete mortes já foram confirmadas devido à doença.

Diante da preocupação com a Influenza, a Secretaria de Saúde de Cocal realizou na noite de segunda-feira, 18, um encontro com o infectologista Dr.

Rafael Elias Farias com o objetivo de orientar os profissionais sobre o manejo clínico do H1N1 e outros tipos de gripe. O evento foi realizado na Unidade de ESF Guanabara e reuniu médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que tiveram a oportunidade de tirar inúmeras dúvidas em relação à gripe e seu tratamento.

Segundo a Secretária de Saúde, Sinara Crippa Milanez todos os profissionais estão preparados para atuar na aplicação, orientação e prevenção. “Os médicos, profissionais de enfermagem e agentes de saúde já passaram por capacitação específica sobre Influenza. Em caso de registro da doença, todos também estão prontos para prestar um atendimento adequado para a recuperação dos pacientes e para evitar a propagação do vírus”, explica.

As vacinas serão aplicadas nas Unidades de saúde de cada bairro de cobertura. Terão direito à vacina gratuita o mesmo grupo do ano passado:

crianças menores de 5 anos, gestantes, mães até 40 dias após o parto, idosos, profissionais de saúde, indígenas, detentos e portadores de doenças crônicas. Quem não faz parte do público-alvo da vacina pode tentar conseguir pela rede privada.

De acordo com a coordenadora epidemiológica, Gilmara Viel enquanto as vacinas ainda não chegam, a equipe de saúde atua na campanha de prevenção com orientações no que se refere à higiene aos moradores de Cocal. “Neste momento é preciso ter todos os cuidados necessários redobrados. Os sintomas das gripes graves são febre, tosse ou dor de garganta e pelo menos mais um dos seguintes sintomas, como: dor nos músculos, dor de cabeça ou dor nas articulações. As doenças são transmitidas a partir das secreções respiratórias, podendo também sobreviver por até 48 horas no ambiente, sobretudo em superfícies tocadas frequentemente”, alerta.

No sábado, dia 30, ocorrerá o Dia D de vacinação. Neste dia, todas as unidades estarão aberas das 8h às 17h. As pessoas deverão procurar pela unidade do seu bairro e apresentar a carteirinha de vacinação.

Mais informações podem ser obtidas nos postos de saúde do município.