Secretaria de saúde dá início às atividades de notificação de casos de violência em parceria com entidades

          A partir de agora, em todo o estado, a área da saúde através da vigilância epidemiológica é obrigada a fazer a notificação de casos suspeitos ou confirmados de violência no município. Em Cocal do Sul, os técnicos da área deram início às atividades nesta quinta-feira (22/04) quando se reuniram com entidades envolvidas para tratar sobre o assunto e propor uma parceria. Participaram representantes do conselho tutelar, Adesp (ong), pastoral, delegacia de polícia, entre outros. 

          Segundo a enfermeira coordenadora, Gilmara Viel a violência hoje é um agravo dentro da epidemiologia. “Através das notificações o estado e o município pretendem traçar estratégias e metas de atendimento e prevenção para serem trabalhadas com o agressor e a vítima”, explica. Gilmara também deixa claro que a saúde não vai interferir no trabalho das entidades.  “Precisamos dessa parceria para que os casos de notificação e investigação possam ser trabalhados em conjunto e para que possamos ficar a par de todos eles”, afirma.        

           Os tipos de violência que serão notificados são: físico, psicológico e sexual (assédio, abuso estupro, atentado violento ao pudor, exploração sexual comercial, pornografia infantil, entre outros), negligência, abandono, maus tratos, trabalho infantil, patrimonial e financeiro, ente outros.