Oportunidade: Jovens se reúnem para aprender língua italiana

          É com o objetivo de oportunizar aos descendentes, simpatizantes e  comunidade em geral o conhecimento da língua italiana que o Circulo Italiano de Cocal do Sul em parceria com o  Ceclisc – Centro de Cultura e Língua Italiana de Santa Catarina oferece o curso de italiano. O grupo se reúne todas as segundas-feiras. Cada um tem um motivo especial para aprender o novo idioma.  

         O aluno, Rene Nandi Leandro, por exemplo, vai para a Itália pela segunda vez. “Eu vou a trabalho, mas agora preparado. Falar a língua é essencial até para perspectiva de crescimento”, ressalta. Já a dona de casa Benedete Silvestre Pereira participa das aulas para se aperfeiçoar. “Eu canto num coral italiano e sempre tive vontade de aprender mais a fundo o significado das palavras, a pronuncia, enfim. É uma oportunidade”, afirma.  

          O curso é reconhecido pelo consulado italiano e tem duração de três anos. O primeiro é destinado ao básico, o segundo, ao médio, e o terceiro, ao nível avançado, onde se pratica a conversação. As aulas são ministradas pela professora Natalia Spencer que também trabalha na escola de idiomas, Wizard. Essa é a primeira fase do curso e a turma conta com 12 alunos.  

          Segundo a presidente do Circulo, Neide Pellegrin aprender a falar italiano é mais que resgatar a história e valorizar a cultura. “O domínio da língua abre portas, principalmente quando a área está ligada a artes, música, moda, gastronomia e cerâmica. Seguimentos fortes em nossa região e avançados e reconhecidos na Itália. Sem contar que é uma mão na roda pra quem vai a trabalho para Itália e Alemanha. Com certeza é um diferencial”, ressalta.          

          As pessoas que ainda desejam participar podem ingressar até a próxima segunda-feira, 04/05. As aulas acontecem no Circulo Italiano, antiga casa do seminário, das 19h às 21h30min. Mais informações pelos telefones: 3447-6512 e 9919-7682 (Neide).