Monitoras dos clubes de mulheres de Cocal do Sul recebem certificado de conclusão de curso

Em parceria entre a Prefeitura e Coopercocal, foi oferecida qualificação que durou cerca de um mês para ensinar técnicas artesanais, desenvolvidas pela Associação dos Artesãos de Cocal do Cocal (Cocal Arte)

A Prefeitura de Cocal do Sul e a Coopercocal (Cooperativa Elétrica de Cocal do Sul) entregaram nesta segunda-feira, dia 22, os certificados de conclusão de curso às monitoras que participaram do treinamento para desenvolverem técnicas artesanais, as quais serão repassadas a todas que fazem parte dos 26 clubes de mulheres do município, o que corresponde a aproximadamente 900 mulheres. A capacitação, que durou cerca de um mês, trouxe qualificação e aprendizado em relação às técnicas do trabalho artesanal, desenvolvidas pela Associação dos Artesãos de Cocal do Cocal (Cocal Arte), que faz parte da Coopercocal.

“Foi a primeira vez que fizemos essa parceria com a Prefeitura, pois nós vimos essa necessidade de passar isso a outras mulheres para que elas levem aos grupos de mães; o nosso objetivo é passar aprendizado”, declara a presidente da Associação dos Artesãos de Cocal do Cocal, Rita de Cássia Mendes Melo. Ela conta que as monitoras aprenderam a fazer diversos tipos de peças, em torno de 36 unidades, desde enfeites de porta, vasos, porta-guardanapos, cachepôs e itens relacionados à Páscoa. Todos sem a necessidade de utilizar máquina de costura, apenas com técnicas manuais.

O prefeito de Cocal do Sul, Fernando de Fáveri, também esteve presente na entrega dos certificados e acredita que essa parceria é de extrema importância para o município, já que visa a qualificação de centenas de mulheres e garante a elas técnicas e meios de terem sua própria renda. “Muitas irão aprender a técnica e irão utilizar as peças para decorar sua casa, mas muitas outra irão utilizar para a sua própria renda. Queremos futuramente investir em exposições para que elas possam comercializar os trabalhos de artesanato e dar visibilidade aos grupos de mulheres”, ressalta.

O trabalho desenvolvido com as mulheres artesãs vai muito além capacitação e desenvolvimento de artesanato, tem também a finalidade de realizar um trabalho social. Isso porque existem duas oficinas especiais: Grupo Mulheres Artesãs, que oferta curso de artesanato gratuito com técnicas manuais de produção e Bercinho de Anjo, onde são produzidos kits berço/kits para bebês, para aprendizado, diversificação da renda e também doação às famílias menos favorecidas.