Exemplo: comunidades rurais dão destino certo para o lixo

            O Através do projeto “coleta seletiva nas comunidades rurais”, grupos de mães, idosos e famílias de agricultores dão exemplo quando o assunto é lixo.           

           Toda a semana, latas, ferro, papelão e plástico são recolhidos e selecionados. São quase cinco coletas por ano. Mais de dois mil quilos de materiais levados das comunidades rurais e encaminhados para reciclagem.  

           O resultado também se transforma em recurso. Todo o dinheiro arrecadado com a venda do material é destinado aos grupos de mães das comunidades. A iniciativa ajuda na compra de lembranças, viagens, entre outros. 

           O trabalho de conscientização faz parte do programa Microbacias II, desenvolvido pela Epagri em parceria com a prefeitura municipal. Ele acontece há três anos e, além da prática, os grupos participam de palestra, recebem informações e orientações.             

           Segundo a agricultora, Carmela Terezinha Saviato Sartor o foco principal é a  preservação da natureza. “Não tínhamos idéia de quanto lixo produzíamos e como a ação contribui com a limpeza na propriedade. É uma iniciativa que todas as pessoas devem ter como hábito e necessidade. Também estamos aprendendo a diminuir o consumo, porque nem tudo dá para reciclar”, destaca.