Alunos realizam passeio de estudo na vila de pescadores de Ilhas e Morro dos Conventos

           Cerca de 40 alunos do 8º e 9º ano da escola municipal Demétrio Bettiol de Cocal do Sul realizaram, no último sábado (27/06), o passeio de estudos para conhecer a vila de pescadores de Ilhas e Morro dos Conventos, em Araranguá.          

          Alunos e professores foram recebidos pelo presidente da Colônia de Pescadores de Ilhas, Adeirde Lemos Pedroso que apresentou a sede onde são realizadas as reuniões que tratam da luta pelos seus direitos e questões referentes aos projetos ambientais que envolvem a região. Na oportunidade, Pedroso também falou do encontro que participou em Itajaí sobre a Lei sancionada que cria o Ministério da Pesca e Aqüicultura (MPA), em substituição à Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca (Seap) e que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.  

          Segundo as professoras, Ana Lúcia Pintro e Marilac Roussenq Bitencourt as saídas a campo são importantes para somar com o conteúdo aplicado em sala de aula. “A prática permite ao aluno maior compreensão e visão, além de ampliar o conhecimento em diferentes áreas. O passeio teve como objetivos conhecer os pontos turísticos da região Sul, observar as belezas naturais e os  resultados negativos da poluição, incentivar caminhadas ecológicas, buscar o contato com a natureza, pesquisar sobre vegetação na região, conhecer as embarcações dos pescadores, a sua sobrevivência, o percurso, a foz do Rio Araranguá, bem como, os canais aberto para facilitar o trabalho dos pescadores”, explicam.