Cocal do Sul dá as boas vindas aos acadêmicos que irão vivenciar e avaliar o SUS nesta semana

O Prefeito Ademir Magagnin juntamente com a Secretária de Saúde de Cocal do Sul, Sinara Crippa Milanez deu as boas vindas aos acadêmicos da área da Saúde da Unesc, nesta segunda-feira, 20, para mais uma edição do projeto “Ver/Viver Sus Unesc”. A abertura dos trabalhos aconteceu na sede da Secretaria de Saúde. Durante os próximos cinco dias, o grupo formado por estudantes, residentes e professores irá  compreender na prática, a lógica de funcionamento do SUS (Sistema único de Saúde), avaliar a saúde no município e contribuir com sugestões, melhorias e troca de experiência nas diferentes áreas. “Só temos a agradecer, pois é sempre uma satisfação ter o Viver Sus em nosso município. A Unesc é nossa grande parceira e sabemos que esse é um momento de formação e prática, ou seja, uma estágio ampliado de saberes onde os estudantes viverão a nossa realidade de perto. Esperamos que todos possam levar bons ensinamentos e uma experiência para a vida, nossa equipe estará à disposição”, ressalta Sinara.

O grupo também estará com o Conselho Municipal de Saúde e no CAPS. Para o prefeito o trabalho de parceria tem sido cada vez mais valorizado em nossa administração. “Esperamos com isso contribuir e avançar com a saúde coletiva para que Cocal se torne cada vez mais uma cidade boa para se viver”, disse Magagnin.

O objetivo do trabalho na prática é fazer com que os acadêmicos ampliem seus conhecimentos, afirma a professora Karina Gulbis Zimmermann. “Em Cocal nós já traçamos nosso plano de atuação. Iniciaremos no ESF do bairro Guanabara onde reconheceremos o sistema do SUS, estaremos com os profissionais, realizaremos visitas domiciliares, entre outros serviços”, destacou Karina.

O “Ver/Viver Sus Unesc” em Cocal do Sul segue até sexta-feira, 24, e será finalizado com a realização da Feira Multidisciplinar em Saúde, no pátio da Prefeitura paralelo a Feira Livre. Durante o dia, uma série de serviços e ações será voltada à saúde da população de forma gratuita.

Mais informações pelo telefone: 9993-3375 (Sinara)