Sucatoteca estimula crianças da creche a preservar o meio ambiente

          É com o objetivo de conscientizar as crianças e comunidade escolar sobre a necessidade de preservar o meio ambiente que os profissionais da creche municipal Morada da Alegria, de Cocal do Sul, criaram na instituição a “SUCATOTECA”. Projeto desenvolvido durante os últimos meses e com foco na reciclagem. Vários brinquedos, como: jogos educativos, carrinhos, animais, tapete sensorial e releitura do rio Cocal foram construídos. Tudo feito com caixas de leite, garrafas, CDs, borracha, entre outros materiais.             

         A montagem e a coleta dos materiais contaram com a participação dos pais. As crianças também saíram de porta em porta pela vizinhança da creche, acompanhadas pelos professores, para pedir e recolher os materiais.         

         O projeto tem como tema “Não desperdice a oportunidade de fazer a diferença”. Hoje, os brinquedos são utilizados pelos próprios alunos. Segundo a diretora, Mirttiz Guglielmi essa é uma forma de adotar posturas na escola, em casa e na comunidade que levam a interações construtivas. “As crianças aprendem brincando a valorizar o meio ambiente e levam para a vida. O mais importante, é que elas também acabam reeducando os próprios pais quanto a necessidade de preservação do meio ambiente por meio de iniciativas simples. É uma bola neve  com resultados positivos que esperamos firmar cada vez mais”, ressalta.  

         A creche também esta construindo uma choupana com caixas de leite. Uma  cabana que será colocada no jardim para fazer sombra para as crianças durante o verão. 

         O tapete sensorial é outra novidade. “Os alunos pisam sobre diferentes tipos de materiais, como: tampinhas, “bombril”, algodão, esponja, entre outros. O objetivo é trabalhar as diferentes sensações através dos pés”, explica Mirttiz.