Escola José Peruchi comemora 25 anos

           Ao completar 25 anos de existência, a escola de educação básica professor José Perucchi reuniu, ontem (11/08), pais, alunos, professores e autoridades para agradecer. Uma missa celebrada pelo Pe. José Aires marcou as comemorações. Mais de 100 pessoas participaram, entre elas: prefeito – Nilso Bortolatto, primeira dama- Rosana, vice-Valdemar Bettiol, vereadores, secretários e diretores. Uma exposição com fotos mostrou a trajetória da instituição e o seu avanço. Além disso, um bolo foi cortando e compartilhado com todos os presentes.  

          Os alunos também foram homenageados pelo dia do estudante. Esse foi o último evento público municipal realizado depois que o prefeito decretou situação de emergência e a suspensão das aulas na rede municipal em virtude da gripe A, a partir do dia 12 de agosto.   

           A escola José Peruchi está localizada no bairro Vila Nova. Ela foi construída por meio de uma mobilização da comunidade, em 1983, que estava inconformada com o número de mortes ocorridas na SC – 446. Um ano depois, a instituição se tornou  realidade. Na época, Cocal pertencia a Urussanga. A obra foi inaugurada durante a administração de Addo Cassetari e Valdemar Bettiol.  

         O nome da escola presta homenagem ao ex-funcionário público José Perucchi, escolhido como patrono da instituição. Ele também foi o primeiro professor de língua e  exerceu a profissão de celeiro.  

         A escola começou apenas com duas salas de aula e atendia alunos de 1ª a 4ª série. Hoje, ela está sob direção da professora Maria de Fátima Souza, conta com 140 alunos do pré-I até o 5º ano e possui ampla instalação, quadra de esporte e forte atuação da APP.