Crianças se divertem no 1º circuito cooperativo na Demétrio Bettiol

            Treze jogos lúdicos ganharam as crianças da escola Demétrio Bettiol de Cocal do Sul neste final de semana. Mais de 200 alunos do 1º ao 5º ano participaram do 1º Circuito em comemoração ao dia das crianças. As turmas tiveram 20 minutos para passar por cada atividade composta por dança, arte (oficina do desenho) e jogos como: ludo, xadrez, hóquei, dama e da velha.   

            O trabalho faz parte da disciplina de educação física. O diferencial nesses jogos é que os alunos são as próprias peças e se movimentam conforme as regras e habilidade.  

            Segundo a diretora, Eliene Figueredo a escola adquiriu os jogos esse ano. É uma das únicas da região que trabalha com esse tipo de atividade. “O material será itinerante e disponibilizado para as outras instituições. O mais importante é o resultado que eles proporcionam aos alunos. É uma atividade diferenciada que tem o objetivo de despertar as habilidades, espaçamentos, raciocínio lógico, matemático, criatividade, movimentos corporais, além de trabalhar o respeito, participação, socialização, conviver em grupo e construir as regras”, ressalta. 

           Para o aluno Pedro Lucas Inocente, 8 anos, o xadrez é o que mais me chamou a atenção. “Além da concentração e raciocínio que precisamos ter somos as próprias peças no tabuleiro gigante. O desafio fica ainda mais intenso, ganha corpo, fica ainda mais dificil e participativo. Um conjunto de pessoas-“peças” preparadas para dar o xeque-mate”, afirma.