Educação e prevenção: quase 300 crianças aprendem a dizer não às drogas em Cocal através do Proerd

Dizer não às drogas. Esse foi o aprendizado das quase 300 crianças que participaram do Proerd 2009 (Programa Educacional de Resistência às Drogas) em Cocal do Sul. Ontem, 03/12, alunos da rede municipal, estadual e particular fizeram valer todo o aprendizado adquirido durante a cerimônia de formatura. Animado e participativo, o evento reuniu quase mil pessoas no ginásio de esportes Gílio Búrigo. Estudantes receberam premiação pela melhor redação, homenagens foram feitas aos parceiros, apresentações artísticas encantaram o público e o mascote Daren fez a alegria dos participantes. Para a estudante, Thais Marques Rodrigues, 10 anos, é quase que impossível pensar em se evolver com drogas depois das instruções passadas. “O policial nos fez enxergar que o mundo das drogas não é o nosso mundo”, afirma. Já para Robson Silva, 10 anos, as conseqüências que a droga traz a saúde foi o que mais chamou a atenção. “Ela prejudica em todos os sentidos. Nossos órgãos, mente e vida social. Ficar longe delas e das bebidas alcoólicas e inalantes foi o que eu aprendi”, ressalta.

Segundo a diretora de escola, Eliene de Souza Figueredo essa é uma semente que está sendo plantada em cada criança. “Da forma como é realizado o trabalho não tem como o ensinamento não ser cultivado e até multiplicado. Além disso, a proximidade que o aluno tem com o policial em sala de aula é muito importante, pois a criança percebe que não precisa ter medo dos policiais e sim que a polícia é amiga dele”, desta.De acordo com o instrutor Proerd, policial Sidnei Warmeling o trabalho mostra às crianças não só a realidade das drogas, mas a necessidade de desenvolver suas potencialidades e tomadas de decisões. "Queremos que elas tomem o caminho certo. Estamos cumprindo nosso papel enquanto policia preventiva e a cada ano os resultados são ainda mais positivos. As crianças se envolvem e percebem o certo e o errado, contribuindo para uma geração mais consciente”, destaca.

O PROERD é desenvolvido em parceria com a Secretária Municipal de Educação de Cocal do Sul e as escolas das redes estadual e particular. O programa existe a seis anos no município e já formou mais de 1300 crianças. Ao todo são 10 encontros semanais ministrados por policiais militares fardados, voluntários, que auxiliados por uma cartilha especial, ensinam as crianças como conhecer os problemas que as drogas causam no organismo, resistir às pressões do ambiente, pensar nas conseqüências, dizer não, além de aprimorar o espírito de cidadania.