Cobrança: Alunos do projeto de Iniciação Esportiva de Cocal apresentam boletim escolar para avaliação. Maioria esta dentro da média e continuarão com

            A última semana foi de avaliação para os alunos que fazem parte do projeto Oficina do Atleta, coordenado pelo Departamento Municipal de Esportes de Cocal do Sul. Os participantes das modalidades de futsal, futebol, voleibol, handebol e karate apresentaram os boletins escolares para análise dos rendimentos deste segundo semestre.          

              De acordo com o diretor de Esportes, Matheus Cechinel a média 7 em todas as disciplinas é uma exigência para que o aluno possa participar do projeto esportivo. “Queremos que o esporte participe da vida do aluno de forma construtiva. Cada professor das cinco modalidades recebeu os boletins dos alunos. Aqueles que estiverem com média abaixo do esperado recebem uma penalização, ou seja, não poderão  participar de campeonatos por determinado período e, ainda, terão que realizar atividades extracurriculares”, ressalta.            

               A cobrança para o aluno Henrique Rosso, 11 anos, é uma forma de incentivo que já traz resultados positivos. “As minhas notas aumentaram bastante. Eu não era muito bom em português e geografia. No primeiro semestre fui com média 3,0 e 3,5, respectivamente. Agora estou com 7,0 e 7,5”, afirmou. O estudante Maycon Possamai Della dos Passos, 11 anos, participa da modalidade de futsal há três anos e observa o crescimento. “O futsal me motivou muito a estudar. Eu quase dobrei as minhas notas nas disciplinas de português, história e geografia neste segundo semestre. Além disso, me concentro mais e aprendemos muito com o esporte”, destaca.       

               Os professores realizam o acompanhamento preciso dos rendimentos dos alunos. Para o professor de futsal Jean Reis a evolução é percebida a cada bimestre. “Cerca de 90% dos meus alunos estão dentro da média. É um processo gradativo que une o amor pelo esporte e a responsabilidade com os estudos”, afirma. Para o professor de karate, Luiz Boava “o rendimento dos meus alunos também é positivo. Noventa e cinco por cento deles estão em dia com os estudos. Isso significa dizer que a cobrança tendo como base o esporte dá certo”, destaca.          

              O projeto Oficina do Atleta conta ainda com os professores Cristina Acácio (karate), Anderson Damian (voleibol), Alekssandro Montini e Fabrício Demétrio (futebol de campo) e Marcos Alberto Freitas (handebol). O trabalho desenvolvidos pelos educadores atende quase 400 crianças do município.