Profissionais da saúde de Cocal participam da conferência regional de Saúde Mental/ Cocal foi o primeiro município da região a contar com CAPS

         Cerca de 20 profissionais da secretaria de saúde de Cocal do Sul participam nesta quinta-feira, 08/04, da II Conferência Regional de Saúde Mental intersetorial da região carbonífera. O evento ocorre no auditório Ruy Hulse, na Unesc, em Criciúma.  A conferência tem como tema “Saúde Mental direito e compromisso de todos: Consolidar avanços e enfrentar desafios”.  

          A conferência segue com mesa redonda, palestra com quatro profissionais da área de renome, debates, trabalhos em grupo, apresentação das propostas e eleição dos delegados. Os 11 municípios da Amrec estarão participando. 

         Segundo o secretario de saúde, Sidney Duarte de Oliveira esse é um momento para chamar a atenção da sociedade como um todo para que ela se volte para os cuidados que esses pacientes precisam. “Eles não são loucos, apenas precisam de tratamento, acompanhamento e investimento. Por isso é de suma importância a participação dos municípios que devem se preocupar em diminuir os índices da doença que crescem a cada dia”, ressalta.

           Cocal do Sul foi o primeiro município da região a contar com CAPS – Centro de Atenção Psicossocial. Nele as pessoas com doenças mais avançadas recebem acompanhamento com psiquiatra, psicóloga e terapia em grupo. Além disso, o município deu início ao programa Saúde Mental que além do CAPS dispõe do Ambulatório. “Essa é uma preocupação nossa que vem dando certo. É um serviço a mais que vem contribuindo para o tratamento de pessoas que sofrem, principalmente, de depressão, maior índice registrado no município. É uma atividade de prevenção, pois queremos que os números diminuam e as pessoas retomem os seus caminhos”, afirma Sidney.  

Palestrantes da II Conferência:  

1 – Professor Alexsandro Barreto Almeida,  da Faculdade Estácio de Sá de Florianópolis,

2 – Presidente da Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme),  Walter Ferreira de Oliveira,

3 –  Presidente da Associação Amigos e Usuários dos Serviços de Saúde Mental de Florianópolis, Valdemiro Alves do Nascimento,

4 – Conselheira do CRP 12ª região,  Jaira Terezinha da Silva Rodrigues.  

Mais informações pelos telefones: 9974-0112(Sidney) e Charlene (enfermeira responsável), 9929-8533