Agricultoras aprendem o cultivo através da Olericultura Orgânica

            Preparar a família rural fornecendo informações necessárias para a produção orgânica. Esse foi o objetivo do curso “Olericultura Orgânica” oferecido pela Epagri de Cocal do Sul em parceria com o Senar e Prefeitura às agricultoras do município.            

           Durante o encontro, realizado na última semana (15 e 16), os participantes aprenderam a preparar o local de plantio, implantação das culturas e manutenção das ferramentas e utensílios. Tudo isso visando melhorar a qualidade de vida das famílias e do produto.    

            Segundo a agricultora, Suelen da Silva Ribeiro é mais barato produzir de forma orgânica. “Nós aprendemos na prática a importância da troca do adubo químico pelo orgânico. Eles estão à disposição nas propriedades rurais e sem custo. Sem contar no resultado de u alimento saudável e nutritivo”, ressalta. A extensionista social da Epagri, Adreane Maria Scopel explica que produzir de forma orgânica é respeitar a terra e o consumidor, pois a agroecologia busca sistemas ecologicamente corretos e economicamente viáveis. “Diante desta parceria nós possibilitamos a troca de experiência entre as agricultoras  e o conhecimento de novas técnicas através dos instrutores que percorrem todo o estado”.       

               O curso foi ministrado pelo instrutor, professor Olavo Adelberto König de Concórdia.