Famílias desalojadas de Cocal só devem voltar para casa na próxima segunda-feira

                 As famílias cinco famílias desalojadas de Cocal do Sul que tiveram suas casas invadidas pela água, na última quarta-feira (13), só devem voltar para seus lares na próxima segunda-feira. Segundo o coordenador da comissão municipal da Defesa Civil elas vão permanecer no ginásio de esportes porque não há condições para voltarem às residências. “Nós estamos tomando as devidas providências para que as moradias dessas pessoas sejam interditadas. As casas ficam muito próximas do rio. É um risco permitir que elas voltem para o mesmo lugar. Por esta razão, ficou combinado em reunião nesta manhã que as famílias procurariam outra casa”, afirma.             

                 O prefeito de Cocal do Sul, Nilso Bortolatto após avaliar os estragos e conseqüências em função das fortes chuvas dos dois últimos dias, decretou situação de emergência no município. Oito bairros registraram problemas de alagamento, sendo Cristo Rei, Vila Nova, Centro, Jardim Elizabeth, União, Jardim Itália, Rio Perso e Rio Comprudente, além da  área industrial II. A água invadiu cerca de 60 casas e o rio Tigre transbordou nos bairros Jardim Elizabeth e Centro.        

                A secretaria de obras também avaliou os estragos. De acordo com o secretário, Antônio Cardoso Petronilho quase todas as pontes foram danificadas. “O excesso de chuva comprometeu novamente os acessos em Estação Cocal, Linha Espanhola e Rio Comprudente, por exemplo. A malha viária está em péssimo estado, os boeiros entupidos e em vários locais teremos que ampliar o diâmetro dos drenos para evitar mais estragos”, afirma.            

                Segundo o prefeito Nilso Bortolatto se o município não tivesse realizado o desassoreamento dos rios Cocal e Tigre em parceria com o Samae, a situação poderia ter sido bem pior. “O rio Cocal subiu aproximadamente dois metros enquanto o Tigre quase três”, finaliza.  

               Mais informações pelos telefones: 9633-8903, 9912-6888, 3447-1456 – falar com Geraldo Silveira, secretário.