Saúde forma agentes comunitárias em Cocal do Sul / Capacitação dá maior clareza e segurança para as profissionais atuarem

            Elas percorrem as residências de inúmeras localidades para fornecer orientações de prevenção a doenças e, quando necessário, encaminham as pessoas que apresentam algum problema de saúde para o atendimento médico. A verdade é que nem sempre, essas profissionais tinham as instruções que precisavam e preparação para melhor desempenho da função. Realidade enfrentada pelas agentes comunitárias de saúde em todo o país e que começa a mudar em Cocal do Sul a partir de agora. Mais de 30 agentes comunitárias de saúde de Cocal do Sul receberam, na noite de sexta-feira, 10/09, o certificado de conclusão do curso de formação inicial do agente comunitário em Saúde. A solenidade aconteceu no Cocal Esporte Clube e reuniu cerca de 250 pessoas, entre autoridades, familiares e convidados.         

              Depois de quatro meses de capacitação, o resultado. A atuação da agente unitária, Eva Filastro da Cruz não é mais o mesma.  Na prática, as mudanças já podem ser observadas. “A capacitação nos deu clareza sobre as doenças, instrução para perceber os problemas nas famílias e aprendizado para trabalhar visando sempre a qualidade de vida. Hoje, passamos as informações com mais segurança e estamos  motivadas por termos compreendido melhor quais são nossas atribuições e como são importantes para a população”, destaca.          

             Segundo o secretário de saúde do município, Sidney Duarte de Oliveira o curso foi importante porque elas se conscientizam do papel que desenvolvem junto a equipe de saúde do município. “As profissionais aprendem a ter sendo crítico, crescem e melhoram em inúmeros aspectos como no atendimento e encaminhamentos. Por outro lado, ajudam a avaliar as condições de higiene das famílias, se há maus tratos, entre outros. Antes as agentes faziam a visita básica, agora elas estão atentas a todos os detalhes e, o mais importante, preparadas”, ressalta.     

              O curso foi lançado este ano pela secretaria de estado da Saúde através de escola de formação em saúde (EFOS). Em parceria com as gerencias de saúde das secretarias de desenvolvimento regional (SDRs), municípios e financiada pelo Ministério da saúde, a capacitação teve duração de 400 horas/aula. O curso utilizou como pressuposto a aprendizagem significativa, fazendo com que as profissionais repensem suas práticas de trabalho e, a partir daí, gerem mudanças em suas rotinas.            

             Os conteúdos foram repassados por médicos, enfermeiros e técnicos do município. Elas aprenderam sobre a trajetória e avanços do SUS, ética, papel do agente comunitário na comunidade, orientações sobre doenças como: hepatite, dengue, meningite, hipertensão, diabetes, febre amarela, diarréia, tuberculose, doenças sexualmente transmissíveis, além de alimentação e nutrição, saúde da criança, mental e bucal.     

               Para o prefeito, Nilso Bortolatto “a formação das agentes comunitárias de saúde repercute diretamente na qualidade do atendimento prestado ao Sistema Único de Saúde, pois quanto mais capacitados os profissionais estiverem, mais qualificado e eficaz será o trabalho prestado as pessoas da comunidade”, afirma.             

              Também participou da solenidade de formatura das agentes a representante da 21ªgerencia de saúde-Margareth Bilessimo, coordenadora regional do curso de formação das agentes e representante da EFOS – Giselda Freitas, coordenador do colegiado de saúde da Amrec – Luiz Fabro, além de vereadores e demais secretários municipais