Governador é recebido no IMG e conhece realizada do setor cerâmico da região

            O Governador de Santa Catarina Raimundo Colombo, o vice Eduardo Moreira juntamente com sua comitiva foram recebidos no final desta manhã, 27, no Instituto Maximiliano Gaidzinski, em Cocal do Sul, para conhecer a realidade do setor de revestimentos cerâmicos na região. Colombo foi recepcionado pelo presidente das empresas Eliane Revestimentos Cerâmicos, Edson Gaidzinski Jr., prefeito Municipal, Nilso Bortolatto, alunos do Colégio Maximiliano Gaidzinski e funcionários da empresa cerâmica. Durante o encontro, Edson fez uma leitura do setor em nível de Estado, Brasil e Mundo, bem como, suas dificuldades e importância do segmento para o Estado. “Hoje o Brasil é o segundo maior país no mercado consumidor e produtor de cerâmica, perdendo apenas para a China e 10% da produção brasileira esta em Santa Catarina”, explica.      

             De acordo com os dados apresentados, hoje a região da Amrec conta com 12 empresas de revestimentos cerâmicos. São quase cinco mil pessoas empregadas. Em 2010, o setor registrou um faturamento de R$ 1,5 bilhão, crescimento de 5,5% que gerou ao estado R$ 273 milhões em impostos (ICMS).      

             O Colégio Maximiliano Gaidzinski também foi destaque durante a apresentação. “Além de ser um pólo cerâmico, o Sul do Estado possui a melhor escola técnica em cerâmica do país para a formação de mão de obra qualificada para o desenvolvimento do setor. Em 30 anos, por aqui passaram cerca de 1400 alunos, desses 500 estão formados e ocupam grandes cargos em indústrias de Santa Catarina, outros estados e no exterior”, ressalta.     

            Raimundo Colombo se mostrou surpreso com os dados e reconheceu a importância do setor para o Estado. “O Governo quer manter a mecânica de apoio e ampliação do desenvolvimento das indústrias e o setor revestimentos cerâmicos esta inserido na nossa política”, concluiu.      

              Em Cocal do Sul, Raimundo Colombo também conheceu o Memorial Eliane Revestimentos Cerâmicos e almoçou na empresa com sua comitiva.