Secretaria de saúde inaugura sala de vacina no ESF do bairro Vila Nova

            Com o início da campanha de vacinação contra a gripe A,nesta semana, a secretaria de saúde de Cocal do Sul inaugurou a sala de vacina do ESF do bairro Vila Nova. Antes, apenas a unidade central e do Jardim Elizabeth realizavam o atendimento. A sala própria foi totalmente adaptada e conta com uma profissional treinada para o serviço. Até agora mais de 300 vacinas, a maioria em idosos, foram realizadas no local.          

              Segundo o secretário de saúde, Sidney Duarte de Oliveira a intenção é fazer com que todas as unidades tenham a sala de vacina. “Com o atendimento no Vila Nova, o fluxo na sala de vacina central e no Jardim Elizabeth diminui, contribuindo para um melhor trabalho”, ressalta. Sidney também ressalta que o próximo ESF que será construído no bairro Guanabara também irá contar com sala de vacina, melhorando ainda mais o atendimento em saúde no município.                       

Dia “D” da campanha de vacinação contra a gripe A será neste sábado       

              Sábado, 30 de maio, dia “D” da campanha de vacinação contra gripe A, Cocal do Sul estará mobilizado para imunizar centenas de pessoas. Neste dia, todas as unidades de saúde estarão abertas das 8h às 17h.          

            A campanha segue até o dia 13 de maio e a meta do município é vacinar quase duas mil pessoas. Além dos idosos, este ano a vacina foi estendida para trabalhadores de saúde das unidades que fazem atendimento para influenza, crianças  na faixa etária de seis meses a menores de dois anos e gestantes.       

           A vacina protege contra os três principais vírus da  gripe que circulam no hemisfério Sul, entre eles o da influenza A (H1N1). A coordenadora epidemiológica, Gilmara Viel ressalta que todas as pessoas que fazem parte dos grupos contemplados devem procurar a unidade mais próxima de suas casas para se imunizar. Também é necessário a apresentação do cartão de vacinação.